Este é o segundo ano em que o Município da Póvoa de Varzim promove este evento e a adesão não podia ter sido mais surpreendente. Foram mais de 400 pessoas que apareceram, a maioria das quais com a Camisola Poveira orgulhosamente vestida, para celebrar este ícone do nosso património local.

O momento alto do dia foi a cerimónia de entrega de certificados pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim a 157 formandas e formandos que concluíram os Cursos Ocupacionais de Tempos Livres da Camisola Poveira ao longo deste ano. A sala foi (literalmente!) pequena para acolher tanto entusiasmo dos alunos que aprenderam a confecionar a Camisola Poveira, alguns oriundos de cidades vizinhas à nossa, assim como o orgulho dos familiares, amigos e conhecidos que se juntaram para assistir.

Esta cerimónia foi antecedida pela afixação, pelas mãos do Presidente da Câmara, da 1.ª Camisola Poveira Certificada que ficará, a partir de agora, disponível para visita no Centro Interpretativo e de Formação da Camisola Poveira. Aires Pereira assumiu sentir-se honrado por a Camisola Poveira ser já reconhecida como património além-fronteiras, acrescentando que a autarquia, com o apoio do Grupo Amigos do Museu e da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, tem-se dedicado a difundir o saber-fazer tradicional abrindo caminho à inovação que as novas gerações podem trazer em prol da preservação desta peça histórica de artesanato poveiro.

Participaram deste momento simbólico, também, a fadista poveira Adriana Paquete, acompanhada por André Teixeira e Eduardo Jorge à guitarra, e dois bailarinos da AM dance Studio, Maria Correia e Guilherme Fernandes, recém-premiados internacionalmente.

O Dia da Camisola Poveira, este ano, foi repleto de atividades pensadas para todos os públicos. De manhã, houve lugar a uma sessão de esclarecimento sobre o Caderno de Especificações e o processo de Certificação da Camisola Poveira, conduzida por Mário Linhares e Lara Ferreira. Depois, tivemos duas Masterclasses pensadas para abordar temas que ajudarão a alavancar o valor comercial da Camisola Poveira.

A primeira foi organizada em parceria com a Associação Nacional de Jovens Empresários, com Mónica Neto, Diretora do Portugal Fashion, e Susana Bettencourt, estilista e doutoranda em design de moda, a proporcionarem uma visão mais arrojada para o processo criativo de trabalhar as malhas. A segunda Masterclass contou com a participação de Teresa Costa, em representação d’A Certifica, que mostrou como as produções artesanais podem ser uma oportunidade de negócio, exemplificando casos de sucesso.

À tarde, reuniram-se avós e netos à volta da tradição do bordado poveiro, num workshop promovido pelo Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai. Ricardo Silva, também autor do Manual do Bordado Poveiro – Volume I, contou com a colaboração das formadoras para a realização desta iniciativa, que revelou ser uma experiência única de partilha e aprendizagem entre gerações.