A 4 de janeiro de 2021, foi aberto oficialmente o corredor de acesso que liga a estação de Metro à Praça do Almada, que garante maior acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida ou incapacidades, bem como maior segurança e conforto a todos aqueles que chegam e partem da cidade, estando aberta e vigiada todos os dias desde o horário do primeiro ao último metro.

No mês passado, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim procedeu à inauguração do edifício do CAM, que conta com um novo Espaço do Cidadão e, ainda, com vários postos de atendimento local ao dispor de todos os poveiros neste grande centro de atendimento estabelecendo uma relação de proximidade com os munícipes.

Desde então, o Município da Póvoa de Varzim adotou uma série de medidas com vista a tornar este novo espaço mais central e eficiente. É o caso da preparação, ainda em curso, de uma app que permitirá a todos os munícipes acederem aos serviços de atendimento, através dos seus telemóveis, para agendar atendimentos, marcar audiências e consultar pedidos. Esta app juntar-se-á ao processo «no paper», igualmente em andamento e que ficará concluído este ano, e de desmaterialização dos processos com vista a tornar a Póvoa de Varzim uma smart city. Um outro avanço, ao nível da garantia de acessibilidade e inclusão no atendimento presencial, foi a aquisição de um conjunto de máscaras certificadas de proteção à COVID-19 apropriadas para a comunicação com a comunidade surda.

Esta semana, abriu o Almada Lounge by Praça, o espaço de restauração do CAM gerido por Carlos Oliveira e que se encontra em funcionamento todos os dias, das 08:00 às 01:00h, pronto para servir todas as refeições dos que usufruem do espaço ou acedem ao metro.

Pouco tempo desde a sua inauguração, o CAM já se assume como parte da vida de todos os poveiros, registando uma média diária considerável de passagens e movimento de pessoas. Veja abaixo o antes e o depois desta obra que marca, definitivamente, o início de uma nova era no município em termos de digitalização, modernização e maior eficiência de serviços.