O Cineclube Octopus vai apresentar três filmes de animação muito especiais, sendo um deles realizado pelo poveiro Paulo Patrício que foi premiado no último festival de curtas de Vila do Conde com o prémio do público, e no Festival Internacional de Animação do Brasil com o melhor argumento. No final das exibições, Paulo Patrício estará disponível para uma conversa sobre o filme.

O filme chama-se “Surpresa”, tem apenas oito minutos, e é uma curta-metragem de animação documental. Paulo Patrício animou um diálogo verdadeiro (ou seja, não foi ensaiado, nem escrito, nem interpretado…) entre Joana e Alice, a mãe e a filha de três anos que recupera de um cancro do rim. Ao longo da conversa falam de uma forma muito aberta e franca, sobre a doença, o presente, as lutas e conquistas de ambas.

O segundo filme tem apenas treze minutos e chama-se “Pronto, era assim”, sendo este realizado pelas portuguesas Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues. É também um documentário animado e também muito premiado. Foi executado em “stop-motion”, complementado com animações 2D, e nasceu no mestrado em Ilustração e Animação em Barcelos, no IPCA, tendo sido posteriormente produzido na Academia RTP.

Este filme conta a história de vida de 6 idosos, 4 senhoras e um casal que dão voz aos objetos que “protagonizam” o documentário: uma balança, uma caixa de música, uma cafeteira, uma jarra e um microfone. O projeto quer enaltecer os idosos, as suas histórias e sabedoria.

O terceiro filme, “A Minha Vida de Courgette”, de apenas sessenta minutos, é a longa-metragem de animação com a maior aclamação dos últimos tempos, tendo em conta que é uma animação artesanal sobre um órfão que refaz a sua vida num lar de acolhimento.

É no fundo uma maravilhosa e encantadora comédia dramática e foi animada em “stop-motion” pelo suíço Claude Barras, que a estreou no Festival de Cannes e foi nomeada para o Óscar de Melhor Filme de Animação.