A receção oficial aos municípios presentes nesta iniciativa realizou-se no Liceo Ourensano, no dia 9 de junho, sexta-feira, e contou com as presenças do vice-presidente da Xunta, Alfonso Rueda, do presidente do Parlamento da Galiza, Miguel Ângel Santalices e de Manuel Correia da Silva, vice-cônsul de Portugal na Galiza, entre presidentes de Câmara e vereadores dos municípios portugueses. O serviço esteve a cargo da Escola Superior de Hotelaria e Turismo, acompanhados pelo serviço dos vinhos d’Amares e a animação pelos Gatunos, Tuna Académica de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local da autarquia poveira, esteve presente nos dois dias das comemorações, reforçando a aliança da nossa cidade com aquele que é um importantíssimo mercado emissor de turistas para a região, apostando na continuidade da divulgação do nosso produto turístico, nomeadamente com eventos diferenciadores como as nossas caraterísticas Festas de S. Pedro.

As Festas de S. Pedro invadiram as ruas de Ourense no sábado, Dia de Portugal. Uma vez mais, a rusga da Póvoa desfilou por terras espanholas, deslumbrando com o seu espetáculo de cor e beleza, atraindo centenas de curiosos, incansáveis a aplaudir, fotografar e a dançar com o grupo, trazendo ainda mais calor à tarde quente de Ourense.

Na oferta gastronómica da cidade, a Póvoa de Varzim apresentou as conservas, a rabanada poveira e os seus afamados legumes, representados pela Horpozim, que despertaram especialmente a curiosidade dos locais, surpreendidos pela apresentação e qualidades dos produtos hortícolas.

Ao todo, foram vinte e três os municípios do norte de Portugal que se instalaram em plena zona histórica da cidade e, desta forma, aproveitaram a oportunidade para a divulgação da sua oferta turística e do seu artesanato, gastronomia e tradições.