Assim, a partir das 10h00, e até às 18h00, o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal, com o apoio de associações desportivas do concelho, convida a população “a mexer” através de variadas iniciativas, na área Concelho em Forma!.

Durante todo o dia, o município organiza jogos de futebol, futevoléi,  voleibol, petanca, basquetebol, soft-ténis, corridas de sacos e outras atividades lúdico-desportivas. Os mais novos também poderão contar com animação contínua, tendo ao seu dispor, ininterruptamente, Insufláveis espalhados pela zona Concelho em Forma: Torre de escalada; Matraquilhos; Futebol Precisão; Futebol Penálti e Arena Futebol.

Das 10h00 às 18h00, o Grupo Recreativo de Regufe e o Centro de Cultura e Desporto Juvenorte dinamizam jogos tradicionais. Entre as 10h00 e as 13h00, o Clube Desportivo da Póvoa realiza um Torneio de basquetebol, e das 14h00 às 18h00, a Associação de Amizade São Pedro de Rates promove provas de atletismo.

Outra secção será Bem-Estar!, com sessões de manutenção e ginástica de acordo com a seguinte programação: 11h00, Varzim Lazer; 12h00, 14h00 e 16h00, WorkOut Wellness Center; 13h00, Academia Ginásio de Aguçadoura e às 15h00, B_active Fitness Center.

caminhada

Às 11h00, todos são convocados para participar na Caminhada (ponto de concentração junto ao Pórtico Concelho em Forma!) ou no Passeio de Cicloturismo (ponto de concentração no Parque de Estacionamento em frente ao estádio Municipal), sendo que este último será até ao Parque Industrial de Laundos, utilizando parte da ecovia que a autarquia está a recuperar. Esta será uma oportunidade para os amantes deste velocípede “darem aos pedais” e sentirem-se recompensados pelo cancelamento do passeio comemorativo do 25 de Abril a que o mau tempo obrigou.

cicloturismo

Os participantes nestas provas, a caminhar ou a pedalar, terão direito a uma t-shirt que será distribuída a cada atleta antes dos passeios.

O dia será de festa para o desporto poveiro distinguindo os atletas e equipas com a consagração dos campeonatos Inter-freguesias, 32º Plano de Promoção do Atletismo e 20º Plano de Desenvolvimento de Ténis de Mesa.

Mas há muito mais para além dos eventos desportivos. No palco principal – É Bom Viver Aqui! –, vão desfilar, ao longo do dia, várias academias e associações do concelho com diferentes atuações.

Outro aspeto a destacar é o facto de esta segunda edição de “Um dia no Parque!”, conforme foi já anunciado por Aires Pereira, Vice-Presidente e Vereador do Pelouro do Desporto, ter como tema o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações. Neste sentido, “convidamos todas as associações, para além das de caráter social, que irão ser as distinguidas. Vamos ter na entrada do parque uma mostra das nossas associações onde vão poder apresentar os seus produtos, colher alguns apoios e fazer alguma receita para o trabalho que vão realizar ao longo deste ano, principalmente, já que, face aos momentos difíceis que o país atravessa, as palavras associativismo e solidariedade têm um peso e uma força maiores do que em anos anteriores”.

Para a recolha de fundos, cada associação irá ter à venda a sua especialidade gastronómica deixando o convite para que a comunidade faça o seu pequeno-almoço, almoço ou lanche com as associações, no Parque da Cidade, tornando a sua refeição num ato solidário.

Acompanhe todos os pormenores que lhe vamos desvendando ao longo da semana, aqui.