A iniciativa já foi realizada na Biblioteca Municipal, o ano passado, para celebrar o Dia Nacional do Mar. Contando histórias que têm o mar como protagonista, Sofia Azevedo Teixeira desafia as crianças a participarem e darem asas à sua imaginação, ora atribuindo um título aos contos narrados ora dando um final a narrativas inacabadas.

A actividade, inicialmente prevista para dia 28, inclui-se no programa de actividades das Bibliotecas de Verão organizado pela Biblioteca Municipal Rocha Peixoto. Conheça o programa no portal municipal.

Sofia de Azevedo Teixeira é natural da Póvoa de Varzim e vive em Argivai.

Tirou a Licenciatura em Ciências Históricas (Ramo Educacional e Ramo Científico) na Universidade Portucalense do Porto. Leccionou em várias escolas do país.

Dedica-se à literatura infanto-juvenil, sendo autora de diversos contos e peças de teatro. Tem vindo a fazer colaborações com a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto na Póvoa de Varzim.

Já apresentou contos em várias escolas primárias e em animações.

Em Julho de 2008 editou o seu primeiro livro infanto-juvenil, Os Penedos dos Guizos. Este baseia-se em algumas reminiscências que chegaram até hoje, referentes a uma antiga lenda de Argivai.

É também Formadora.