Depois de José Flores Gomes, arqueólogo, ter dado a conhecer um dos fotógrafos mais notáveis de Portugal do século XX aos utentes do Centro Ocupacional da Lapa (COL) foi a vez dos utentes do Centro Ocupacional de Aver-o-Mar (COA) serem apresentados a Artur Pastor.
O fotógrafo capturou diversas imagens da Póvoa de Varzim nos anos 50 e, através destas fotografias, mostradas e comentadas por José Flores Gomes, os utentes tiveram a oportunidade de viajar no tempo e recordar a juventude. O arqueólogo, desta feita, optou por apresentar fotografias de Aver-o-Mar e de atividades ligadas ao mar captadas pelas lentes de Artur Pastor, como a apanha de mexilhões, lapas, ouriços, pilado e sargaço.
A aposta do Município da Póvoa de Varzim num trabalho social de proximidade e em rede, consagrada no Plano Estratégico 2020-2030, resulta na promoção da segurança, bem-estar, dignidade e autonomia dos idosos do concelho. Através deste tipo de iniciativas, o envelhecimento ativo da população e o sentimento de pertença à comunidade local saem reforçados.