valter hugo mãe foi o escritor convidado para lançar o mote que serviu de inspiração aos adolescentes. O vencedor do Prémio Saramago (2006) contou uma história sobre o amor de mãe e a necessidade de, por vezes, recorrer à mentira para proteger as pessoas que amamos. Motivados e sensibilizados pela temática, os 108 alunos puseram mãos à obra e, em prosa ou em poesia, elaboraram o seu trabalho.

A sessão contou ainda com a presença de Afonso Oliveira, Vereador da Câmara Municipal, que congratulou a atitude voluntária dos alunos em participarem num concurso de escrita. O autarca referiu-se à dinâmica existente na nossa cidade em prol da promoção dos livros e da leitura e, inevitavelmente, ao Correntes d’Escritas, que arranca esta semana. Afonso Oliveira recordou que o Correntes também promove o envolvimento com a comunidade escolar através de sessões com escritores nas escolas, procurando despertar no público mais jovem a vontade de escrever e fomentar o gosto pela leitura.

Esta foi a Final das Olimpíadas da Escrita, concurso integrado no Projecto Escola da Minha Vida.

Os trabalhos produzidos serão sujeitos à apreciação e avaliação do júri, composto por um representante de cada Escola, que irá atribuir os prémios aos três melhores trabalhos de cada escalão (A – 2º ciclo | B – 3º ciclo | C – Secundário) e categoria (prosa e poesia).

Os prémios serão entregues na Festa de Encerramento das actividades do Projecto Escola da Minha Vida que se realiza no dia 5 de Maio, às 14h30, no Pavilhão Municipal.