Os jogos, que decorreram no Estádio da equipa poveira entre 13 e 14 de Junho, reuniram as equipas Varzim SC, Sporting CP, Ponteareas CF, SuperBall, FC Porto, SC Braga, Gil Vicente FC e AS Bayard – Saumun para um torneio de futebol de 7 que teve como objectivo primordial promover a prática saudável de desporto, de forma a contribuir para a formação do indivíduo no futuro. Como tal, os resultados não foram o mais importante, mas sim os momentos de convívio e as muitas amizades criadas.

O Varzim, que nos quartos-de-final derrotou o Gil Vicente, venceu, na final, a equipa do Sporting por 3-1. Em terceiro ligar ficou o Gil Vicente, seguido, na quarta posição pelo FC Porto.

Alfredo Costa, Vice-presidente do Varzim S.C. responsável pelo Departamento de Formação, mostrou-se bastante agradado com a forma como decorreu a competição, excedendo largamente as expectativas criadas, até porque esta era a primeira edição. Na Sessão de Abertura do torneio, que decorreu no dia 12 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e onde estiveram presentes Aires Pereira, Vice-presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro do Desporto, José Ribeiro, Presidente do Núcleo de Árbitros da Costa Verde e as equipas participantes, Alfredo Costa explicou que o importante não era a competição, mas sim a prática do desporto. S. Pedro Cup 2009 pretendeu, por isso, ser um “hino à amizade” e, para além do desejo de repetir a sua organização no próximo ano, ficou também o pedido para que as amizades criadas perdurassem no tempo.

Agradecendo o “total apoio” da Câmara Municipal, Alfredo Costa fez questão de referir também que S. Pedro Cup vem reforçar a aposta no Varzim nos torneios para as camadas mais jovens pois já organiza, há vários anos, o Torneio Ala Arriba, para juniores.

Na mesma Sessão de Abertura Aires Pereira partilhou da ideia de que a prática de desporto é mais importante que a competição. “É um torneio para se divertirem e conhecerem”, anteviu, agradecendo ainda “a todos aqueles que acompanham estes jovens e os conduzem na sua formação desportiva e na sua formação como Homens. É importante para estes jovens sentirem-se apoiados. E para nós é um estímulo e a vossa dedicação é o que nos dá força para continuar”. Numa sala “cheia de história”, onde se destaca a pintura de Cego do Maio, “símbolo da força poveira”, o Vice-presidente da Câmara Municipal sublinhou a importância que o município dá à formação e à educação pelo desporto. “A vossa passagem aqui é uma etapa nessa formação. Para a vida inteira ficam os amigos que fazemos quando praticamos desporto”, afirmou, incentivando ainda o apoio ao Varzim S.C., dizendo que “o sector de formação do Varzim precisa de ser acompanhado e acariciado”.