Os milhares de pessoas nas ruas, o programa diverso e animado e os muitos momentos de confraternização e alegria voltaram a resultar num balanço mais do que positivo e que, novamente, fizeram destas as maiores festas do concelho.

O programa festivo conheceu o seu final no passado fim-de-semana, 4 e 5 de Julho, com o Desfile Nocturno das Rusgas, na noite de sábado, e com XXI Grande Prémio de Atletismo de S. Pedro e o Espectáculo com Artistas Poveiros, no domingo.

Mais uma vez, milhares de pessoas acorreram a estes últimos momentos de animação, que tiveram os “filhos da terra” como estrelas principais. De facto, na noite de sábado, as ruas apinharam-se de gente para se assistir ao desfile das rusgas dos Bairros de Belém, da Mariadeira, de Regufe, da Matriz, do Norte e do Sul. Da Avenida dos Banhos até à Avenida dos Descobrimentos, este desfile, onde participaram não só os elementos das rusgas como também antigos membros das mesmas, foi uma espécie de despedida até 2010, com uma apresentação final das danças, cantares e trajes desta rica e estimada tradição poveira.

No domingo, se a manhã começou com desporto com o XXI Grande Prémio de Atletismo, a noite terminou com música. Artistas Poveiros subiram ao palco do Passeio Alegre, animando, com músicas populares, o adeus às Festas de S. Pedro. Participaram também a Orquestra de Sopros e o Grupo de Música Contemporânea e Jazz da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

Também a Escola Prática de Serviços desenvolveu, na última semana, uma série de iniciativas que assinalaram o seu 3ª aniversário, inseridas nas Festas de S. Pedro. Infelizmente, a chuva acabou por levar ao cancelamento das actividades de animação previstas, que incluíam subidas de balão em ar quente, uma torre de escalada e uma exposição de materiais, mas não impediu que a Orquestra Ligeira do Exército desse um concerto na noite de dia 2 e que a cidade assistisse à Cerimónia Militar Comemorativa, na manhã do dia 3 de Julho.

As Festas de S. Pedro começaram a 25 de Junho com o já emblemático “S. Pedrinho e a Pequenada”, que reuniu crianças de jardins-de-infância do concelho numa quase fiel recriação das Rusgas Poveiras. Seguiu-se a inauguração da zona de lazer do Parque da Cidade, no dia 27, e a noite mais longa e animada do ano, de 28 para 29 de Junho. No dia 29, Feriado Municipal, as celebrações religiosas marcaram o início do dia, que terminou com o Espectáculo das Rusgas e com o Espectáculo Piromusical.

Visite o portal municipal e recorde as Festas de S. Pedro através de centenas de fotografias. Certamente que estas serão um convite irrecusável para as Festas de S. Pedro em 2010.