Não eram as marchas populares, era o “S. Pedrinho e a Pequenada”, protagonizado, com uma seriedade de encher o olho, por crianças dos jardins-de-infância do concelho que hoje se reuniram no Auditório da Lota para recriar as Rusgas Poveiras.

Umas das tradições mais amadas na cidade, as Rusgas Poveiras saem à rua pelas Festas de S. Pedro, cada bairro com as suas cores, numa rivalidade saudável. Hoje, as crianças recriaram esse momento, com o objectivo de não só conhecer e respeitar a tradição, mas também de, ao participarem, adquirirem o gosto pelas Rusgas e, quem sabe, um dia mais tarde fazerem parte de uma.

Na plateia, pais, familiares e curiosos assistiram às actuações, admirando as coreografias bem ensaiadas e as vozes que em coro entoaram as músicas tradicionais e que nem a ameaça de chuva fez esmorecer.

O “S. Pedrinho e a Pequenada” marca o início das Festas de S. Pedro, que só terminam a 5 de Julho. A programação retoma no próximo dia 27, com a inauguração do Parque da Cidade e a 1ª Grande Gala Equestre. Aceda ao programa completo no portal municipal e veja as imagens de toda a Festa.