De facto, amanhã, 27 de Junho, é inaugurado o Parque da Cidade, mais concretamente a 2ª fase na Zona Nascente. Toda a população está convidada para este momento que decorre às 18h00 presidido por José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, que na cerimónia contará com a presença de representantes de Montgeron e Eschborn, cidades com quem a Póvoa estabeleceu relações de geminação. De Montgeron estará presente o Presidente da Câmara Municipal e de Eschborn o Vice-Presidente, Mathias Geiger. Gijón marca também presença na cerimónia, fazendo-se representar por dois cidadãos, reforçando assim os laços que se estabeleceram em virtude dos eventos literários que ambas as cidades realizam: a Póvoa de Varzim o Correntes d’Escritas, Gijón o Salão do Livro Iberamericano.

No mesmo dia, mas às 22h00, decorre a 1ª Grande Gala Equestre “Mestre Luís Valença”, na Monumental Praça dos Touros, organizada pela Alpera Eventos. Os bilhetes, no valor de 10 euros, podem ser adquiridos no local do espectáculo, no próprio dia.

A 28 de Junho começa então a grande festa, com a Noitada de S. Pedro que, até ao amanhecer, assiste a uma verdadeira romaria pelas ruas da Póvoa, com sardinha e broa a acalmar os estômagos de munícipes e visitantes, regada com um bom vinho e muitas brincadeiras à volta das fogueiras. É nesta noite que os bairros inauguram os seus tronos e saem pela primeira vez à rua com as suas Rusgas. De realçar que é também no mesmo dia, mas às 16h00, que tem lugar o jogo de futebol entre as equipas da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, no Estádio Municipal.

O dia de S. Pedro, a 29 de Junho, feriado municipal, é assinalado com várias manifestações religiosas. Assim, às 11h00, tem lugar a Missa de S. Pedro, na Igreja da Lapa, a que se segue a Procissão, às 17h00, que sai da Igreja Matriz e recolhe na Igreja da Lapa. Antecedendo este momento, a Banda Musical da Póvoa de Varzim dá um concerto às 15h00 na Praça do Almada.

Para a noite fica reservada uma das mais emblemáticas tradições das Festas de S. Pedro, o Espectáculo das Rusgas. Às 22h00, no Estádio do Varzim S.C., as Rusgas dos bairros de Belém, da Mariadeira, de Regufe, da Matriz, do Norte e do Sul reúnem-se e dançam em conjunto a “Marcha de S. Pedro”, exibindo, depois, as suas próprias coreografias. A entrada é livre.

Às 24h00, e no parque de estacionamento junto do Estádio, o fogo-de-artifício promete deixar muitos de olhos postos no céu, com o Espectáculo Piromusical.

O programa de S. Pedro volta no dia 2, com o início das comemorações do 3º Aniversário da Escola Prática de Serviços. Visite o portal municipal, consulte o programa completo e veja as imagens dos momentos mais marcantes.