No entanto, é já amanhã que têm início as Comemorações do 3º Aniversário da Escola Prática de Serviços, inseridas no programa das Festas, oferecendo esta unidade militar actividades diversas entre 2 e 4 de Julho, no Largo do Passeio Alegre. Assim, miúdos e graúdos vão poder visitar a exposição de materiais, fazer subidas em balão de ar quente (se o clima o permitir), explorar a torre de escalada e assistir às exibições da equipa cinotécnica e dos paraquedistas. No dia 2 tem ainda lugar, às 22h00, uma actuação da Orquestra Ligeira do Exército e, no dia 3, às 10h00, a Cerimónia Militar Comemorativa.

As rusgas dos bairros da Póvoa voltam a sair à rua, a última este ano, para um Desfile Nocturno que começa às 22h00. Está é, de facto, a última oportunidade para ver, entre a Avenida dos Banhos e a Avenida dos Descobrimentos, uma das mais emblemáticas tradições da Póvoa de Varzim, mantida viva pelos bairros de Belém, da Mariadeira, de Regufe, da Matriz, do Norte e do Sul. Para além das danças e dos cantares, é de admirar os intricados penteados das tricanas, assim se chamam os elementos femininos desta espécie de “marcha”, as suas blusas profusamente bordadas e as suas saias, cada uma representando as cores do seu bairro.

No dia 5, às 9h00, dá-se o tiro de partida para o XXI Grande Prémio de Atletismo de S. Pedro, que vai reunir mais de 1000 atletas, federados e não-federados. A prova começa e termina na Avenida dos Banhos.

A encerrar as Festas de S. Pedro, ainda no dia 5, um espectáculo com artistas poveiros, às 22h00, no palco do Passeio Alegre. Para além das participações da Orquestra de Sopros e do Grupo de Música Contemporânea e Jazz da Escola de Música da Póvoa de Varzim, dirigidos, respectivamente, pelos professores Manuel Queirós e Miguel Oliveira, participam também Domingos Moça, Rui Nova, Noé Gavina, Sílvia Magalhães, Dulcídio Marques e Manuel Moura. É caso para dizer que a festa final faz-se com a prata da casa.

No portal municipal estão já disponíveis fotografias de vários momentos das Festas de S. Pedro que já animam a cidade desde 25 de Junho. Recorde-as.