O Município procedeu ao contacto com o Porto Canal com o objetivo de apoiar a preparação de uma emissão televisiva, em parceria com as associações locais. Desta emissão, que conta com o apoio institucional da autarquia, constarão dois momentos – a noitada com a atuação das rusgas e um programa sobre as tradições de cada bairro.

A partir de segunda-feira, pelas 16h00, sintonize o Porto Canal no programa Viver Aqui,  para assistir às reportagens sobre a história associada ao S. Pedro, às tradições religiosas, à gastronomia, às curiosidades das nossas Rusgas, especialmente quanto à riqueza dos trajes, dimensão do trabalho e partilha do empenho pelos nossos Bairros Poveiros.

Ainda no dia 28 de junho, à noite, a partir das 20h30, será a vez do brilho e da elegância das nossas Rusgas, com o espetáculo especialmente realizado para celebrar S. Pedro. Neste programa atuarão as 6 rusgas dos Bairros de Belém, Mariadeira, Matriz, Norte, Regufe e Sul.

Já no dia de S. Pedro, dia 29 de junho, também pela hora de jantar, segue-se mais um programa, dedicado aos tronos de cada bairro e voltado para a celebração religiosa. Esta emissão contará com uma entrevista ao Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Paralelamente, haverá também lugar a mais uma iniciativa promovida pelo Arquivo e Museu Municipais, que decorre até ao dia 2 de julho, na qual as varandas dos dois edifícios estarão decoradas numa explosão de cores, de bandeiras de crochet, executadas pela artesã poveira Lara Mafalda, que foi desafiada a efetuar o projeto. Em simultâneo, e no interior do Arquivo Municipal, haverá uma mostra documental de cartazes das Festas de S. Pedro, e, no Museu, para além do trono a S. Pedro e painéis com textos e fotografias alusivas à festa da Póvoa de Varzim, contar-se-á com a presença das artesãs do Grupo de Amigos do Museu junto a mesas tradicionais decoradas em cada um dos espaços, uma delas da autoria da poveira Sandra Amorim.

É importante que a saúde pública e o bem comum imperem, tal como já disse o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira: “o que pretendemos é que este ano as Festas de São Pedro decorram com o mesmo nível de civismo e dignidade que no ano passado, altura em que conseguimos não registar incidentes, picos de contágio nem novos focos de incidência pandémica”. Por isso, vamos todos celebrar São Pedro em família e em casa, com alegria, responsabilidade e consciência!…