Ao jogador poveiro Bruno Torres que contribuiu para que a seleção portuguesa de futebol de praia se sagrasse campeã do mundo. Durante a cerimónia de entrega de prémios, em Espinho, no passado domingo, Bruno Torres exibiu a bandeira da Póvoa de Varzim, manifestando o orgulho que tem na sua cidade. O município reconheceu o seu talento e dedicação à Póvoa e ao futebol de praia.

Em 14 de julho corrente cessou as funções de 1º Comandante da Escola Prática de Serviços (E.P.S.) o Coronel Tirocinado (desde aquela data, Brigadeiro General) Rui Manuel Rodrigues Lopes, que exerceu aquela missão desde 3 de setembro de 2013.

O município da Póvoa de Varzim, interpretando o sentimento unânime dos poveiros, sente-se, pois, na obrigação de transmitir ao Coronel Tirocinado Rui Manuel Rodrigues Lopes o reconhecimento e o louvor pela forma como, dirigindo a E.P.S., contribuiu para o prestígio da condição militar e para a segurança e desenvolvimento da Póvoa de Varzim e da região.

Participando na Dance World Cup – competição que, entre 27 de junho e 4 de julho p.p., reuniu, em Bucareste, 3000 participantes de 30 países – a Academia Gimnoarte, da nossa cidade, conquistou uma medalha de ouro, três de prata e uma de bronze, dignificando assim Portugal e a Póvoa de Varzim. Com esta brilhante participação numa das mais prestigiadas competições internacionais de dança, a Academia Gimnoarte acrescentou visibilidade internacional ao meritório trabalho que, com perseverança, desde há muito prossegue na nossa cidade, com o contributo empenhado e convergente dos alunos, seus familiares e professores, a que o município tem dado o apoio logístico adequado. Esta nova consagração internacional da Academia Gimnoarte é também motivo de regozijo para a cidade, que o município agradece e louva.

A Câmara deliberou, por unanimidade, adjudicar a cessão do direito de ocupação dos cinco estabelecimentos postos a concurso, localizados no equipamento denominado “Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição”, sito nesta cidade, à concorrente Maria Miguel Ribeiro Cadilhe Cerrado Mourão. Sobre esta adjudicação, Aires Pereira revelou que “parece-nos uma proposta muito equilibrada dentro daquilo que pretendem fazer sob o ponto de vista da animação, da realização de eventos temáticos ligados ao lançamento quer de vinhos quer de marcas de referência”. Para além disso, constatou que “face à experiência demonstrada nos currículos das pessoas que fazem parte deste projeto, parece-nos, com toda a expectativa que temos à volta disto, que possa resultar numa boa exploração daquele espaço e que, ao ser uma exploração integrada que, de alguma forma, possa potenciar melhor os equipamentos disponibilizados pelo município e a recuperação da nossa Fortaleza”.

O executivo decidiu retificar a proposta de contrato de gestão – ordenamento e valorização de usos de função urbana da zona marginal do Porto da Póvoa de Varzim. A este propósito, o edil explicou que “o contrato que agora temos com a Docapesca permite ao município ser a entidade que vai explorar e dar uso a toda a frente marítima que vai desde o parque de estacionamento do Auditório da Lota até ao limite com a marina. Temos em curso um conjunto de projetos para essa zona, como, o skate parque e o segundo polo da Marina. Este documento era fundamental para a Câmara ter o direito de exploração de toda aquela área”, revelou.

No âmbito dos apoios municipais, foi aprovado um conjunto de apoios para as festas de verão, como: Festa da Sardinha da Juvenorte; Festa do Mar, do Leões da Lapa Futebol Clube e Festa da Francesinha Colegial, da Paróquia da Matriz. Sobre estes eventos que, à exceção da Festa da Sardinha, se realizam no Auditória da Lota, Aires Pereira explicou que “vão ser montadas infraestruturas naquele local, criando uma zona com outra dignidade e condições de higiene para a confeção e uso daquele espaço”.

Foi ainda aprovado o apoio para as Festividades em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Aguçadoura, e para as Festas em honra de Nossa Senhora da Assunção, a 15 de agosto.