Neste momento, o Município da Póvoa de Varzim está a dinamizar um conjunto de Encontros Participativos para apresentar o Orçamento Participativo Jovem 2021, por forma a debater com os jovens sobre as oportunidades locais a integrar neste ciclo. Os encontros tiveram o seu início nas escolas, no dia 9 abril, na Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, ontem, no Colégio de Amorim e prosseguem, nos próximos dias, na Escola Secundária Eça de Queirós, Escola Secundária Rocha Peixoto, Escola Básica e Secundária Campo Aberto – Beiriz e na Escola Básica Cego do Maio.

Já os Encontros Participativos Concelhios, abertos à comunidade associativa e jovens em geral, vão realizar-se nos dias 20 e 21 de abril, na Casa da Juventude, às 18h30.

O Orçamento Participativo Jovem 2021 é uma iniciativa do Município da Póvoa de Varzim, dinamizada em parceria com o Conselho Municipal de Juventude, que visa desafiar os jovens do concelho a idealizar, estruturar e submeter a concurso, projetos e iniciativas inovadoras com interesse local.

Até dia 15 de maio, podem submeter candidaturas os jovens entre os 14 e os 30 anos que sejam residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho da Póvoa de Varzim, em todas as áreas de atribuição do Município: Urbanismo; Proteção Ambiental e Energia; Infraestruturas Rodoviárias, Trânsito e Mobilidade; Turismo, Comércio e Empreendedorismo Jovem; Educação; Juventude; Desporto; Ação Social; Cultura. Cada jovem pode apresentar apenas uma candidatura de autoria individual ou coletiva. O(s) projeto(s) vencedor(es) não pode(m) exceder 30 000€.

A seguir à apresentação das propostas, o ciclo de participação do OPJ é composto pela análise técnica das propostas, comunicação de resultados, apresentação e votação pública das propostas finalistas e, por fim, pela execução dos projetos.