A Associação Cultural e Desportiva de S. Miguel de Laundos foi fundada em 1988 na Freguesia de S. Miguel de Laúndos com o principal objectivo de fomentar a prática do desporto no seio dos jovens da freguesia e, deste modo, levá-los a abandonar “outros caminhos” mais danosos e de perigo para o seu bem-estar – foi este o desafio.
Aquando da fundação da associação os problemas foram surgindo, tais como a falta de um local com condições para a prática do desporto, falta de notoriedade e dificuldades na afirmação da associação e no seu crescimento. No entanto, dada a força de espírito que os elementos da associação demonstraram, os obstáculos foram ultrapassados e a associação afirmou-se não apenas em Laundos, como em todo o concelho da Póvoa de Varzim.
A Junta de Freguesia criou todas as condições para a prática do desporto ao permitir que a A.C.D.S. Miguel de Laundos pudesse usufruir das actuais instalações de que dispõe. O campo de desportos de Laundos é propriedade da Junta de Freguesia de Laundos, no entanto é gerido pela associação no que se refere à utilização desportiva.
Actualmente, no ano de 2006, Associação Cultural e Desportiva de S. Miguel de Laundos representa, em todos os actos desportivos e culturais, mais de 3000 lanuntenses.
Esta Associação Cultural e Desportiva venceu o campeonato de futebol Inter-Freguesias da Póvoa de Varzim e a Taça da Póvoa nas épocas de 2004/05 e 2005/06 e a Taça Inter-Concelhos na época de 2004/05. Mas, mais do que as taças conquistadas, o orgulho da Associação reside no seu trabalho ao longo destes anos.

Actividades: Atletismo

Exposição Anual “Laundos ontem e hoje”

Futebol

Recriação de Tradições Populares (desfolhadas)