A Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira (A.C.D.M.) foi fundada a 14 de Janeiro de 1984 pela força de vontade de um grupo de pessoas empenhadas em desenvolver do ponto de vista cultural, desportivo e recreativo a área da cidade onde residiam. Apesar de ter um percurso marcado por períodos de maior actividade e outros de maior inércia  é, no entanto,  inegável o impulso que a associação conheceu nos últimos 10 anos. Desde então, tem-se mantido particularmente activa, encetando um caminho que lhe granjeou a referência que é hoje no seio do associativismo poveiro. Senão veja-se: foi a 1ª associação inscrita no RNAJ (Registo Nacional das Associações Juvenis) no âmbito do concelho da Póvoa de Varzim: e conquistou o estatuto de Utilidade Pública devido à sua meritória acção a nível associativo, nomeadamente, em parceria com diversas instituições. Dois importantes passos que não só valorizam como dotaram de maior responsabilidade a actuação da A.C.D.R.M.. Actuação essa que no terreno tem assumido vários contornos visando um objectivo central: ser um pólo dinamizador da comunidade em que está inserida. E muito tem sido feito ao longo destes anos.
Mas, as actividades da Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira vão mais além do que está escrito pois outra das suas características é a sua receptividade na apreciação e apoio às iniciativas provenientes de grupos informais e/ou individuais, particularmente, de jovens.
Ao longo destes 23 anos de vida foram várias as perdas mas assinaláveis as conquistas. Nem sempre tem sido fácil concretizar o que idealizámos mas, apesar de tudo, pode-se considerar que este projecto associativo é um êxito que continua a ter razão para existir.

Atividades: Aproveitamento dos Tempos Livres (A.T.L.); Salão de Estudo; Ténis de Mesa; Atletismo; Basquetebol; Campismo; Capoeira / Barra Livre; HipHop; Futebol de Salão; Grupo das Janeiras e cantares populares; Espaço Millennium; Festival da Primavera; Jogos Tradicionais; Publicação do Jornal “O Mariadeira”; Rallye Papper; Peddy Papper; Noite de Fados; Festa de São Martinho; Festa de Natal; Festa de Carnaval; Passeios Culturais; Torneios e Jogos de Salão; Intercâmbios nacionais e internacionais de jovens; Sensibilização Ambiental

Apoios: IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude; Câmara Municipal da Póvoa de Varzim; Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim; Segurança Social

Espaços: Próprios

Contactos: