A Associação Cultural e Recreativa da Matriz nasceu em 15 de Julho de 1985 e foi registada em 02 de Dezembro de 1985.

Está inserida no bairro mais velhinho da cidade, o Bairro da Matriz.

Os naturais do bairro exprimem bairrismo sadio e popular, prestando incondicional apoio às múltiplas e diversas iniciativas promovidas pela Associação cujas cores são o vermelho e branco.

Depois de um período de trinta anos como Rancho, a participar nas danças de roda, a Associação Cultural e Recreativa da Matriz teve a feliz ideia de fazer renascer, talvez de uma cinzas pequeninas, mas que mantinham ainda algum calor, o Rancho Tricanas do Cidral, por ocasião do espetáculo que iria levar à cena de nome “Matriz Minha Saudade”.

Juntaram-se recordações, fotos e o material necessário para se concretizar esse sonho. Contactaram-se antigos componentes e, como já eram mais adultos, deu-se o nome de Rancho Tricanas do Cidral “Veteranos”. Depois de Matriz Minha Saudade, seguem-se vários espetáculos e diversas atuações, surge a festa do Rancho, realizada anualmente, pelo S. António. Ainda hoje, apesar das instalações da Associação, esta festa realiza-se ao ar livre, no Largo do Cidral.

O Cidral continuava vivo, apenas tinha parado para descansar. Mais tarde, abandona-se o conceito de veteranos e hoje, depois da magnífica orientação de Manuel Milhazes, Fernando Pereira e Zé Manel, que garantiram a harmonia e a continuidade do Rancho, o brilho do Cidral é assumido pelos ensaiadores António Fangueiro e Mário Silva que, com o apoio da direcção da Associação, conduzem um grupo de diferentes gerações, confraternizando e levando a todo o Portugal a alegria e vivacidade, de um Rancho que, tão velhinho na idade, se renova dia a dia.

Atualmente, a Associação Cultural e Recreativa da Matriz, organiza todos os anos um festival de folclore dedicado aos emigrantes.

A vertente cultural da associação é marcada, também, por outros espetáculos como saraus de poesia e música, passagens de modelos e concertos de rock.

Na vertente desportiva, a Associação orgulha-se de estar representada em todas as categorias e escalões do futebol inter-freguesias masculino, no futebol feminino, no ténis de mesa, no atletismo e possui uma das mais conceituadas pistas de viaturas telecomandadas para a prática de radiomodelismo. Na Associação existe ainda um ginásio onde se pratica karaté, kung-fu, taekwondo, ginástica de manutenção e aeróbica, ballet e danças de salão.

Com variadas vertentes, desportivas, recreativas e culturais, o Rancho Tricanas do Cidral e a Rusga da Matriz, que a todos encantam na época do S. Pedro, são a alma da Associação.

Atividades: Agrupamento Musical da Matriz; Tiro Arco; Futebol; Futebol de salão; Folclore – Rancho Tricanas do Cidral; Ginástica; Karaté e Kung-Fu; Taekwondo; Yoga; Organização de convívios populares; Participação nas Festas da cidade ( S. Pedro); Ténis de mesa; Coro; Dança de Salão; Radiomodelismo.

Espaços: Pavilhão Gimnodesportivo e Salão Polivalente próprios

 
Contactos:

Presidente: António Castro (Quilôres)

Rua Dr. Flávio Gonçalves | 4490-614 Póvoa de Varzim

Telefone: +351 252 621 028 | +351 252 621 020

Rancho Tricanas do Cidral

O Rancho das Tricanas do Cidral fundado em 12 de Junho de 1920, renasceu em 1986, após largos anos de inatividade, através da Associação Cultural e Recreativa da Matriz.

É formado por 44 elementos, dançarinos, coro, ensaiador e tocata. A tocata é composta por acordeão, viola, saxofone, trompete, bombo e ferrinhos.

Rancho de raiz urbano, apresenta a mulher típica poveira — A Tricana.

Organiza festival de folclore na 1ª ou 2ª semana de Agosto.