O Leões da Lapa Futebol Clube foi fundado a 1 de Abril de 1962 por um grupo de rapazes que jogava futebol na rua. Estes costumavam realizar jogos com grupos de amigos diversos, oriundos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim. Os resultados positivos levaram-nos a se auto-nomearem Leões. Como estes viviam na zona da Igreja da Lapa decidiram, então, apelidar-se de Leões da Lapa. Durante 20 anos este grupo foi existindo, sem a mínima organização, continuando apenas a jogar futebol.
Em 1982 nasce a Associação com sede na rua Pereira de Azurar, n.º48, tendo sido oficializado um ano mais tarde a sua criação ao serem publicados os Estatutos em Diário da República.
Várias são as atividades desportivas praticadas no clube ao longo dos anos, nomeadamente  futebol; atletismo; ténis de mesa,  futsal. Durante todos esses anos vários foram os títulos arrecadados recheando uma sala de troféus, inaugurada em Março de 1996 em homenagem ao eterno Presidente Jorge Baldaia.
Do ponto de vista cultural, a Associação tem também várias atividades como a organização das Festas de São Pedro no Bairro Sul, as apresentações teatrais, os jogos tradicionais, tais como, jogos  de cartas, a sueca, a canastra, também o jogo da malha, entre outros. Nesta área cultural sobressai o Rancho das Tricanas da Lapa.
O Rancho das Tricanas da Lapa nasceu em Dezembro de 1952, 10 anos antes do aparecimento dos Leões da Lapa F.C. tendo estado inativo, por motivos alheios à sua vontade, durante cerca de 30 anos, renascendo em 1985.
Este agrupamento tenta reproduzir, o mais fiel possível, o retrato do pescador poveiro e a mulher tricana dos anos 30 até fins dos anos 50. O homem vestia boina preta, camisa aos quadrados, calça preta, meia branca e sapato preto, era o homem típico da classe piscatória. Ela vestia saia de merino preto justo à anca, blusa de renda, avental de seda às ramagens, meias com risca na vertical e chinela preta de tacão esguio.
Este Rancho, desde o seu reaparecimento em 31 de Julho de 1985, tem tido uma atividade intensa, tendo percorrido Portugal de Norte a Sul, França, Espanha, Alemanha, Brasil, entre outros.

A área Social, é uma vertente mais ressente da associação, mas que ao longo dos últimos anos tem desenvolvido um enorme e meritório trabalho, não só junto da comunidade do Bairro Sul, mas também em todo o concelho da Póvoa de Varzim e mesmo fora do concelho. Nesta Área destaca-se a habitual “Recolha Porta a Porta”, que é realizada habitualmente no mês de Dezembro e onde o principal objetivo é recolher de porta em porta no Bairro Sul, bens alimentares e de higiene pessoal, que depois são entregues as famílias mais carenciadas para poderem ter um Natal mais feliz. Depois muitas outras atividades são desenvolvidas ao longo do ano, quer sejam de iniciativa própria quer sejam em participação.

Atividades Desportivas: Futebol Masculino e Feminino; Ténis de Mesa Masculino e Feminino

Atividades Culturais e Recreativas: Folclore – Rancho Tricanas da Lapa; Jogos Tradicionais (concursos); Organização cerimónias da Páscoa (Aleluia; Procissão Lanternas, Queima do Judas); Participação nas Festas da Cidade (S. Pedro); Peças de Teatro temporárias; Ações Sociais

Contactos:

Presidente: Pedro Casanova

Rua Pereira Azurar, 48 | 4490-543 Póvoa de Varzim

Telemóvel:  +351 968 385 710

E-mail: geral@leoesdalapa.pt

URL: www.leoesdalapa.pt

Fundado em Dezembro de 1952 no Bairro Sul da Cidade da Póvoa de Varzim, renasceu em 1985, após largos anos de inatividade, através do Leões da Lapa Futebol Clube. É composto por cerca de 50 elementos que trajam segundo a época de fundação do grupo.

Rancho de raiz piscatória, apresenta a mulher típica poveira — A Tricana, e o homem veste camisa de xadrez, típico dos pescadores.
Organiza festival de folclore integrado nas celebrações de aniversário do grupo – Abril.

Contactos:

Pedro Casanova

Leões da Lapa Futebol Clube | Rua Pereira Azurar, 48 | 4490-543 Póvoa de Varzim

Telemóvel: +351 968 385 710

E-mail: tricanas@leoesdalapa.pt