Na estrada Póvoa de Varzim – Barcelos, entre Amorim e Laundos, situa-se a bonita freguesia de Terroso, espraiando-se airosamente desde a encosta do Monte da Cividade até às planuras de São Lourenço, a caminho de Navais.
A freguesia de Terroso é conhecida pela sua Estação Arqueológica – Cividade – pela água em que em tempos abasteceu parte da Póvoa de Varzim e o mosteiro em St.ª Clara de Vila do Conde, e pela tecelagem de mantas e tapetes de trapos.
O Grupo de Danças e Cantares “OS AMIGOS”, foi fundado em 28 de Março de 1993 por um grupo de amigos, com o fim de animar a Festa do Idoso, em Terroso. “OS AMIGOS”, sendo um nome original e invulgar, retrata o bom relacionamento entre os membros deste Grupo.
Foi com base nos valores da sua terra, aqui referidos, que elementos deste
Grupo se inspiraram para a elaboração de letras inéditas, que fazem parte de algumas das suas cantigas, tendo realizado no ano de 2006 uma nova gravação comercial.
O Grupo apresenta uma variedade de trajes – Domingueiro, Trabalho, Feira e até mesmo de Noivos – tendo alguns sido usados pelos nossos antepassados e outros reproduzidos.
Nos primeiros cinco anos da sua existência foi autónomo, tendo sido incorporado no Centro Social e Paroquial de Terroso, a 26 de Março de 1998, passando a designar-se por Grupo de Danças e Cantares “OS AMIGOS” do Centro Social e Paroquial de Terroso.

Actividades: Folclore

Contacto: Joaquim Pinheiro