Antes do início de mais um ano lectivo, a Câmara Municipal vai investir cerca de 800 mil euros em obras de conservação e manutenção de vários edifícios da rede escolar do concelho.
A intervenção vai abranger cinco escolas do ensino básico, que apresentam as mais variadas necessidades, no que toca à manutenção e mesmo ampliação de instalações.
A Escola nº 2 de Aguçadoura é aquela em que a intervenção se apresenta em fase mais adiantada, estando próxima a sua conclusão. Neste estabelecimento de ensino procedeu-se a uma recuperação total, com obras tanto no interior como no exterior, que representaram um investimento de perto de 125 mil euros.

Em Amorim, a escola do ensino básico vai também sofrer uma intervenção de fundo, que passará pela substituição integral do soalho, em todas as salas, corredores e escadas, pela pintura do interior e exterior do edifício, substituição da iluminação e polimento dos quadros das salas de aula. Será também criada uma sala de refeições, com uma copa de apoio. O coberto vai também ser substituído e o telhado de todo o edifício será revisto. Na totalidade, serão investidos cerca de 75 mil euros nesta escola.

escola amorim 01

Escola de Amorim

A escola nº 2, de Aver-o-Mar será praticamente reconstruída na sua totalidade. O edifício principal será recuperado e, perpendicularmente a este, será construído um novo, com cerca de 257 metros quadrados, onde passará a funcionar um refeitório, a respectiva cozinha de apoio e um salão polivalente. O projecto contempla ainda a construção, um pouco mais a nascente, de um outro edifício com mais duas salas de aulas e uma sala de actividades. A obra, com um valor que ronda os 450 mil euros, está em fase de concurso público, devendo a escola estar pronta a funcionar em pleno no início do ano lectivo 2007/ 2008.

escola aver-o-mar 01

Escola nº 2 de Aver-o-Mar

Em Laundos, vai ser submetida a obras a escola do lugar das Machuqueiras para ali se construir um refeitório, com copa de apoio, e proceder à reparação dos soalhos de madeira. No total, será gasta uma média de 30 mil euros.

escola laundos 01

Escola do Lugar das Machuqueiras, em Laundos

Na Póvoa de Varzim, a escola nº 1, na Rua Dr. Leonardo Coimbra, necessita de um refeitório, com cozinha para a confecção das refeições a servir aos alunos, o que representará um investimento de cerca de 100 mil euros, uma vez que estas novas instalações ficarão situadas num edifício independente do da escola.

escola povoa 01

Escola nº 1 da Póvoa de Varzim

Anualmente, a Câmara Municipal procede à manutenção do parque escolar do concelho tendo ainda, nos últimos anos, procedido à construção de novas escolas, como as da Estela, Aguçadoura ou Balasar, de forma a garantir a existência de cada vez melhores condições para a prática do ensino.