Antes do início do ano letivo de 2006/07, a Câmara Municipal investiu cerca de 800 mil euros em obras de conservação e manutenção de vários edifícios da rede escolar do concelho. A intervenção abrangeu cinco escolas do ensino básico, que apresentavam as mais variadas necessidades, no que toca à manutenção e mesmo ampliação de instalações.

Na Escola nº 2 de Aguçadoura procedeu-se a uma recuperação total, com obras tanto no interior como no exterior, que representaram um investimento de perto de 125 mil euros.

Em Amorim, a escola do ensino básico sofreu uma intervenção de fundo, que passou pela substituição integral do soalho, em todas as salas, corredores e escadas, pela pintura do interior e exterior do edifício, substituição da iluminação e polimento dos quadros das salas de aula. Foi também criada uma sala de refeições, com uma copa de apoio. O coberto foi substituído e o telhado de todo o edifício revisto. Na totalidade, foram investidos cerca de 75 mil euros nesta escola.

A escola nº 2, de Aver-o-Mar foi praticamente reconstruída na sua totalidade. O edifício principal foi recuperado e, perpendicularmente a este foi construído um novo, com cerca de 257 metros quadrados, onde passou a funcionar um refeitório, a respetiva cozinha de apoio e um salão polivalente. O projeto contemplou ainda a construção, um pouco mais a nascente, de um outro edifício com mais duas salas de aulas e uma sala de atividades. O valor da obra rondou os 450 mil euros.

Em Laúndos, foi submetida a obras a escola do lugar das Machuqueiras para ali se construir um refeitório, com copa de apoio, e proceder à reparação dos soalhos de madeira. No total, foi gasta uma média de 30 mil euros.

Na Póvoa de Varzim, a escola nº 1, na Rua Dr. Leonardo Coimbra, necessitava de um refeitório, com cozinha para a confeção das refeições a servir aos alunos. Tal representou um investimento de cerca de 100 mil euros, uma vez que estas novas instalações ficaram situadas num edifício independente do da escola.

Anualmente, a Câmara Municipal procede à manutenção do parque escolar do concelho tendo ainda, nos anos anteriores a esta empreitada, procedido à construção de novas escolas, casos das escolas da Estela, Aguçadoura ou Balasar, por forma a garantir a existência de cada vez melhores condições para a prática do ensino.