Esta atividade começou com a exibição de um vídeo ilustrativo sobre as competências do Banco de Portugal enquanto entidade reguladora e fiscalizadora dos serviços bancários e responsabilidade na promoção da estabilidade do sistema financeiro, do nosso país.

Os participantes ficaram ainda a conhecer os serviços disponibilizados pelo Banco de Portugal, e dos quais a população pode usufruir gratuitamente, através do atendimento presencial, por telefone e endereço eletrónico desta instituição. Desta forma, o Banco de Portugal esclareceu os participantes que a sua atividade não se limita apenas à emissão de notas e moedas.

No âmbito do tema “Gestão do Orçamento e Poupança”, os participantes foram alertados para a importância de se fazer uma gestão sensata do orçamento disponível, tendo em consideração as despesas fixas e indispensáveis e a necessidade de se adotarem comportamentos mais conscientes e responsáveis, antes da realização de uma compra. Foi ainda salientada a importância de se definirem objetivos de poupança para pagar uma despesa imprevista ou alcançar o objetivo para o qual foi destinada a referida poupança.

Após a visualização de um vídeo, os alunos conseguiram identificar as diferenças entre ser um consumidor responsável ou um consumidor impulsivo. No final, os alunos realizaram atividades nas quais puseram em prática os conhecimentos adquiridos durante a sessão, fazendo eles próprios a gestão de um orçamento, definindo estratégias para a redução de despesas e poupança de rendimentos, atingindo dessa forma o objetivo proposto pelo exercício, como por exemplo: pagamento de uma despesa extra, realização de uma viagem de finalistas, compra de um telemóvel/computador, entre outros.