Durante a semana as atividades direcionaram-se para o público escolar e no fim de semana para as famílias. A edição de 2018 integrou 750 oficinas científicas e pedagógicas, 39 saídas de campo e vários jogos pedagógicos versando a temática da biodiversidade. O Programa integrou ainda uma exposição constituída pelos Municípios LIPOR e que este ano debateu o tema “Alterações Climáticas – Um desafio para todos”.

Sob o tema das Alterações Climáticas, o Município da Póvoa de Varzim levou até aos jardins de Serralves uma oficina dirigida à descoberta da diversidade das algas marinhas que caracterizam a zona costeira poveira “Um Mar de Algas”, abordando quais os impactos expectáveis das alterações climáticas sobre estas populações. A atividade representou, também, uma oportunidade de promoção do conhecimento das espécies de algas marinhas junto dos públicos mais jovens, assim como das atividades etnográficas associadas ao aproveitamento deste recurso. A oficina recebeu durante a semana mais de 500 crianças provenientes do ensino pré-escolar ao 2º ciclo e cerca de 100 famílias durante o fim de semana.

O evento contou com a visita do sr. Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues e do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, no dia 18 de abril, que acompanharam também a oficina do Município da Póvoa de Varzim onde os alunos ouviam as informações transmitidas pelas técnicas do município e participavam na produção de um marcador de livros com algas.