A autora, natural de Murça e há vários anos residente em Paredes, revelou que a Póvoa de Varzim é a protagonista da história. “O livro foi feito na e para a Póvoa de Varzim”, informou, justificando que “achei que a Póvoa merecia porque é aqui que há muitos anos passo férias”.

O livro, um dos concorrentes ao Prémio Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’ Escritas 2011, reúne 63 crónicas que a autora designou de “bocadinhos de alma” onde o mar e vento da Póvoa estão presentes.

Ontem à tarde, Sérgio Luís de Carvalho apresentou, mas não desvendou, O Segredo de Barcarrota. Sobre o mais recente romance, lançado há cerca de um mês, o escritor informou que começou a ser escrito há mais de um ano e que narra foi descoberto em 1992.

Sérgio Luís de Carvalho contou a história do livro passada em Barcarrota, em 1557, destacando duas personagens o médico cripto-judeu Francisco de Penharanda e o seu discípulo, o médico português Fernão Brandão. Sem desvendar o mistério que envolve estas personagens, o escritor referiu tratar-se de uma teia clandestina entre Portugal e Espanha quinhentista.

Para além de falar da sua última publicação, o escritor e mestre em História Medieval pronunciou-se sobre O Destino do Capitão Blanc, “romance que começou aqui na Póvoa de Varzim, a propósito de um livro que comprou na Feira do Livro”, e que é considerado como o melhor romance português sobre a participação portuguesa na I Guerra Mundial.

Para além do romance histórico, Sérgio Luís de Carvalho também fez uma incursão pela literatura infanto-juvenil e recentemente publicou O Caminho dos Reis de Portugal. A propósito deste livro, o escritor deu uma divertida lição de História, em concreto sobre os reis portugueses, na Feira do Livro, provando que esta disciplina pode ser ensinada de um modo diferente e cativante.

Hoje à noite, dia 8 de Agosto, às 22h00, Marta Boaventura estará na Feira para apresentar O Útero da Palavra.

O programa pode ser consultado na íntegra no portal municipal, local onde também poderá seguir, através de notícias e imagens, o dia-a-dia da Feira do Livro da Póvoa de Varzim.

A Feira do Livro funciona de domingo a quinta das 16h00 às 24h00 e às sextas e sábados das 16h00 à 1h00. No seu último dia, 15 de Agosto e feriado em honra de Nossa Senhora da Assunção, a Feira está aberta das 15h00 às 24h00.

São mais de 200 as editoras representadas, repartidas por 40 stands onde se podem encontrar livros para todos os gostos, incluindo exemplares de edições poveiras, disponíveis num stand preparado para o efeito, e até livros usados ou antigos, já que na Feira vão estar presentes alfarrabistas.

Organizada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal, a Feira do Livro é uma das actividades mais concorridas no Verão poveiro, fruto dos milhares de veraneantes que por esta altura visitam o município.