Naturais de várias localidades, os elementos deste grupo têm em comum o amor à poesia e à Póvoa de Varzim, cidade de adopção.

José Sepúlveda, um dos dinamizadores do grupo, apresentou o blogue criado para divulgar a sua existência www.poetaspoveiros.blogspot.com e informou que têm como principais objectivos incentivar os jovens para a poesia, lançar poetas que têm os seus trabalhos escondidos na gaveta e promover a apresentação de livros dos poetas no Diana Bar, em suma, contribuir para a dinamização da poesia.

O Sarau contou com a participação de vários elementos que declamaram os seus poemas e ainda momentos musicais.

Amy Dine, Carolina Sá, Domingos Barros, Fátima Veloso, Helena Duarte, Teresa Gonçalves, José Carlos Moutinho, Manuel Craveiro e José Maria Carneiro são alguns dos poetas amadores que integram o grupo e partilharam com o público a sua veia poética.

A noite de poesia completou-se com o lançamento do livro Póvoa Feiticeira de Luís Abisague, também ele, um “poveiro por adopção”.

Conforme explicou Vítor Rocha, da editora Mosaico de Palavras, o autor, natural de Bromela, uma aldeia transmontana, e, actualmente, emigrante, a viver em Inglaterra, “está enfeitiçado pela sua terra adoptiva”. Não tendo bebido os primeiros céus na Póvoa, Luís Abisague reconhece-se como um peixe deste mar. O mar surge nas palavras do poeta sob as suas variadas roupagens, como um elemento transfigurador, explicou o editor. “Canta a sua terra adoptiva quase como uma musa que o inspira, uma mulher que o inebria”, continuou, fazendo referência aos lugares e objectos da Póvoa que são referidos no livro, destacando, ainda os poveiros porque a paisagem de uma terra é, antes de mais, as suas gentes.

Vitor Rocha informou que o livro é constituído por sonetos, “forma rígida que não permite qualquer variação das suas características”, mas o autor “consegue-o com mestria, contribuindo para tornar ainda mais feiticeira a sua Póvoa”. Por fim, o editor constatou que “o poeta deixa um pouco de si para lá da sua Póvoa – a sua condição de poeta. Abre e fecha a obra denunciando-se na sua vontade, no seu gosto, na sua ânsia e ambição de se construir como poeta”.

Luís Abisague confessou que encara o livro como algo de sagrado e como autor de quatro publicações se sente muito feliz. A propósito de Póvoa Feiticeira, o autor revelou “esteja onde estiver, vou ser sempre um peixe da Póvoa”.

Últimos dias

Hoje, dia 12, pelas 22h00, estão todos convidados para o Recital de Poesia “É sempre outro quem escreve” – Poesia de Manuel António Pina, dita por Alberto Serra com acompanhamento musical de Marco Oliveira. Poesia, música e multimédia. Um espectáculo em estreia na Póvoa de Varzim.

No sábado, dia 13, terá lugar mais uma sessão de Leituras para crianças, com João Manuel Ribeiro (Trinta por uma Linha), às 17h30, junto ao stand da Câmara Municipal. Neste dia, mas à noite, a passerelle do Passeio Alegre, será palco para o Desfile de Moda “Better Skin”.

No dia 15, às 10h00, como habitualmente, irá realizar-se um Concerto da Banda Musical da Póvoa de Varzim.

O programa pode ser consultado na íntegra no portal municipal, local onde também poderá seguir, através de notícias e imagens, o dia-a-dia da Feira do Livro da Póvoa de Varzim.

A Feira do Livro funciona de domingo a quinta das 16h00 às 24h00 e às sextas e sábados das 16h00 à 1h00. No seu último dia, 15 de Agosto e feriado em honra de Nossa Senhora da Assunção, a Feira está aberta das 15h00 às 24h00.

São mais de 200 as editoras representadas, repartidas por 40 stands onde se podem encontrar livros para todos os gostos, incluindo exemplares de edições poveiras, disponíveis num stand preparado para o efeito, e até livros usados ou antigos, já que na Feira vão estar presentes alfarrabistas.

Organizada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal, a Feira do Livro é uma das actividades mais concorridas no Verão poveiro, fruto dos milhares de veraneantes que por esta altura visitam o município.