Passar para o conteúdo principal

Póvoa de Varzim, 16.08.2011 - Chegou ao fim mais uma edição da Feira do Livro da Póvoa de Varzim que, desde 1995 se realiza nas primeiras semanas de Agosto, no Passeio Alegre, mesmo em frente à praia. Um convite “a ler o mar” – tornando-se, assim, numa iniciativa regular e periódica, desempenhando um papel de relevo na Animação Cultural da Póvoa de Varzim.

40 stands, representando mais de 200 editoras, que participam quer directamente, quer através de distribuidores, quer mesmo através de livreiros locais. Presença também indispensável de alfarrabistas.  A acompanhar os livros, um programa de animação variado e que proporcionou momentos únicos, a miúdos e graúdos, poveiros ou visitantes. De facto, foram várias as iniciativas inseridas na Feira, desde concertos, a cinema, dança, moda, espectáculos de rua e encontros com escritores ora através de apresentação de livros ou de sessões de autógrafos.

Foi aqui que Ivo Machado se estreou na literatura infanto-juvenil com o pré-lançamento de A Menina que queria ser Bailarina, livro que faz parte da Colecção Papéis Pintados, da Editora 7 dias 6 noites, também apresentada em primeira mão na Feira do Livro com a publicação de O Livro que não Queria Dormir, de Pedro Teixeira Neves. Presença repetida foi a de João Manuel Ribeiro que, para além de apresentar dois livros, fez sessões de leituras para crianças. Ainda para os mais novos, José Carlos de Vasconcelos apresentou Arco, Barco, Berço, Verso e A História Fantástica de Florzinha Gota de Água, que “são novas edições de livros já publicados, que sofreram algumas alterações em relação às versões originais”. Mas o poeta que revelou ser “mais de escrever do que de editar” também trouxe à Póvoa de Varzim O Sol das Palavras, o seu mais recente livro, meio século depois de ter publicado Canções para a Primavera. Sérgio Luís de Carvalho também participou na Feira do Livro para apresentar o seu mais recente romance O Segredo de Barcarrota. “As histórias só acontecem àqueles que as sabem contar” foi o mote da tertúlia a ler o mar que reuniu, no Diana Bar, Afonso Cruz, Carlos Quiroga, João Tordo, Paulo Ferreira e Rosa Alice Branco para uma conversa moderada por Luís Ricardo Duarte.

O Diana Bar foi, igualmente, espaço de poesia e sala de cinema onde foram exibidos os filmes “Ala-Arriba” e “Gato preto, gato branco”, sugeridos pelo Cineclube Octopus. Ainda no âmbito da Feira, o Varazim Teatro dinamizou sessões de animação do recinto e a Banda Musical da Póvoa de Varzim actuou duas vezes no Palco do Passeio Alegre.

Para recordar o certame, visite o portal municipal onde pode ler várias reportagens sobre alguns momentos desta edição da Feira do Livro bem como aceder às inúmeras galerias de imagens publicadas.

Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.