40 stands, representando mais de 200 editoras, que participam quer directamente, quer através de distribuidores, quer mesmo através de livreiros locais. Presença também indispensável de alfarrabistas.  A acompanhar os livros, um programa de animação variado e que proporcionou momentos únicos, a miúdos e graúdos, poveiros ou visitantes. De facto, foram várias as iniciativas inseridas na Feira, desde concertos, a cinema, dança, moda, espectáculos de rua e encontros com escritores ora através de apresentação de livros ou de sessões de autógrafos.

Foi aqui que Ivo Machado se estreou na literatura infanto-juvenil com o pré-lançamento de A Menina que queria ser Bailarina, livro que faz parte da Colecção Papéis Pintados, da Editora 7 dias 6 noites, também apresentada em primeira mão na Feira do Livro com a publicação de O Livro que não Queria Dormir, de Pedro Teixeira Neves. Presença repetida foi a de João Manuel Ribeiro que, para além de apresentar dois livros, fez sessões de leituras para crianças. Ainda para os mais novos, José Carlos de Vasconcelos apresentou Arco, Barco, Berço, Verso e A História Fantástica de Florzinha Gota de Água, que “são novas edições de livros já publicados, que sofreram algumas alterações em relação às versões originais”. Mas o poeta que revelou ser “mais de escrever do que de editar” também trouxe à Póvoa de Varzim O Sol das Palavras, o seu mais recente livro, meio século depois de ter publicado Canções para a Primavera. Sérgio Luís de Carvalho também participou na Feira do Livro para apresentar o seu mais recente romance O Segredo de Barcarrota. “As histórias só acontecem àqueles que as sabem contar” foi o mote da tertúlia a ler o mar que reuniu, no Diana Bar, Afonso Cruz, Carlos Quiroga, João Tordo, Paulo Ferreira e Rosa Alice Branco para uma conversa moderada por Luís Ricardo Duarte.

O Diana Bar foi, igualmente, espaço de poesia e sala de cinema onde foram exibidos os filmes “Ala-Arriba” e “Gato preto, gato branco”, sugeridos pelo Cineclube Octopus. Ainda no âmbito da Feira, o Varazim Teatro dinamizou sessões de animação do recinto e a Banda Musical da Póvoa de Varzim actuou duas vezes no Palco do Passeio Alegre.

Para recordar o certame, visite o portal municipal onde pode ler várias reportagens sobre alguns momentos desta edição da Feira do Livro bem como aceder às inúmeras galerias de imagens publicadas.