Quanto às obras infanto-juvenis Arco, Barco, Berço, Verso e A História Fantástica de Florzinha Gota de Água, ilustradas por Raquel Pinheiro e publicadas pela editora Gradiva, explicou que “são novas edições de livros já publicados, que sofreram algumas alterações em relação à original”.

Arco, Barco, Berço, Verso é “um livro sobre as letras” que faz parte do Plano Nacional de Leitura. José Carlos de Vasconcelos contou que a primeira versão surgiu nos anos 60 quando fazia uma longa viagem e “lembrei-me de fazer coisas sobre letras”, que entretanto foi convidado a publicar.

A História Fantástica de Florzinha Gota de Água é “a história de uma gota de água que decide partir à aventura e vai descobrindo coisas extraordinárias”. O autor explicou que “a escrita é muito cuidada, não tem subordinadas”.

Para José Carlos de Vasconcelos, “as crianças não têm, necessariamente, de entender tudo o que lêem. É bom haver coisas que não entendam para lhes despertar a curiosidade e o interesse”, expressou.

O escritor revelou que em Setembro irá lançar um livro de poesia infanto-juvenil sobre a freguesia de Aver-o-Mar, confessando, no entanto, que “sou mais de escrever do que de editar”.

Sobre O Sol das Palavras, que marca regresso de José Carlos de Vasconcelos à escrita poética meio século depois de ter publicado Canções para a Primavera, disse que têm em comum o ilustrador, sendo que a obra agora publicada integra um desenho de Cipriano Dourado, autor das ilustrações do primeiro livro. “Juntei cerca de 15 poemazinhos sobre as palavras, a língua e a poesia com versinhos formalmente bastante cuidados”, explicou.

Segundo José Carlos de Vasconcelos, os “poemas têm o seu tempo de maturação” e, neste sentido, revelou que não sente necessidade de publicar mas sim de “escrever para contar uma história” ou “exprimir um sentimento”. E a “tendência é para trabalhar cada vez mais e mais e chegar ao osso”, numa espécie de “depuração” justificando que “muitas vezes o que é editado tem pouco a ver com o inicial”, esclareceu.

“Meu trato com as palavras” é um dos poemas de O Sol das Palavras que o autor declamou, destacando um verso que é “uma espécie de síntese do que é a poesia e a sua relação com as palavras”: “-senhoras do meu caminho, virgens marias do meu pecado”.

José Carlos de Vasconcelos adiantou que está preparar a reedição de O Mar a Mar a Póvoa com novos poemas sobre a Póvoa de Varzim, não incluídos na publicação anterior.

Hoje, às 21h30, o Diana Bar será, novamente, espaço de poesia com organização do Grupo de Poetas e Amigos da Póvoa, com muitos poetas convidados, e irá realizar-se também o lançamento do livro Póvoa Feiticeira, de Luís Abisague.

Na sexta-feira, dia 12, pelas 22h00, estão todos convidados para o Recital de Poesia “É sempre outro quem escreve” – Poesia de Manuel António Pina, dita por Alberto Serra com acompanhamento musical de Marco Oliveira. Poesia, música e multimédia. Um espectáculo em estreia na Póvoa de Varzim.

No sábado, dia 13, terá lugar mais uma sessão de Leituras para crianças, com João Manuel Ribeiro (Trinta por uma Linha), às 17h30, junto ao stand da Câmara Municipal. Neste dia, mas à noite, a passerelle do Passeio Alegre, será palco para o Desfile de Moda “Better Skin”.

No dia 15, às 10h00, como habitualmente, irá realizar-se um Concerto da Banda Musical da Póvoa de Varzim.

O programa pode ser consultado na íntegra no portal municipal, local onde também poderá seguir, através de notícias e imagens, o dia-a-dia da Feira do Livro da Póvoa de Varzim.

A Feira do Livro funciona de domingo a quinta das 16h00 às 24h00 e às sextas e sábados das 16h00 à 1h00. No seu último dia, 15 de Agosto e feriado em honra de Nossa Senhora da Assunção, a Feira está aberta das 15h00 às 24h00.

São mais de 200 as editoras representadas, repartidas por 40 stands onde se podem encontrar livros para todos os gostos, incluindo exemplares de edições poveiras, disponíveis num stand preparado para o efeito, e até livros usados ou antigos, já que na Feira vão estar presentes alfarrabistas.

Organizada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal, a Feira do Livro é uma das actividades mais concorridas no Verão poveiro, fruto dos milhares de veraneantes que por esta altura visitam o município.