Aires Pereira, vereador com o Pelouro do Desporto, explicou que esta competição é de extrema importância para a Póvoa de Varzim, já que, “na época baixa do ano do turismo, a vinda das equipas e das suas famílias para a cidade irá dar um novo fôlego aos hotéis, restaurantes e comércio local”.

O autarca sublinhou que mais de mil pessoas vão deslocar-se à Póvoa durante o fim-de-semana de 7 e 8 de Fevereiro.

Sobre as instalações da Varzim Lazer, E.M. (VL), Aires Pereira afirmou que são uma referência no Norte de Portugal e que se tornou uma “sede” para várias equipas da região que as utilizam para os seus treinos.

Aníbal Pires, presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), revelou que “se o Meeting da Póvoa de Varzim tem esta qualidade deve-se aos nossos parceiros, a Câmara Municipal e a Varzim Lazer. Tudo se torna mais fácil quando trabalhamos com profissionais de qualidade e temos à disposição instalações como estas”.

José Manuel Costa, director da prova, destacou alguns atletas que vão competir já no próximo fim-de-semana, entre os quais Ben Hesen, Kevin Swander e Todd Patrick, da equipa Indiana University Club Paradise. É a primeira vez que três norte-americanos participam numa competição de natação em Portugal. Além da participação americana, a prova vai contar com atletas italianos, israelitas, alemães e, claro, portugueses. José Manuel Costa avançou, ainda, com os números do III Meeting: 420 nadadores, 58 clubes, duas selecções e €15.000 em prémios para as 36 provas do programa.

A certeza de que esta terceira edição vai alcançar o sucesso das duas anteriores fazem com que uma quarta competição já esteja marcada. 6 e 7 de Fevereiro de 2010 foi a data escolhida para o IV Meeting Internacional da Póvoa de Varzim. Para já, o III Meeting vai acontecer no próximo fim-de-semana, com as provas eliminatórias marcadas para as 9h00 e as finais para as 16h30.