O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, inauguraram e conheceram de perto os novos espaços e equipamentos da instituição, que vão servir tanto os mais de 400 cidadãos portadores de deficiência no concelho, quanto os restantes munícipes.

No seu discurso, o Presidente da Câmara começou por pedir uma saudação especial ao fundador do Mapadi, Aparício Quintas, para de seguida recordar o trabalho desenvolvido pela Direção com o apoio do Município da Póvoa de Varzim em prol da concretização de um conjunto de atividades definidas aquando do 40º aniversário. Aires Pereira assegurou que o Município da Póvoa de Varzim continuará disponível para apoiar o Mapadi, acrescentando que os mais de 2 milhões de euros investidos diretamente nesta instituição poveira ao longo dos últimos 8 anos são pouco para aquilo que o Mapadi representa para a comunidade local.

Desde logo, a montagem de um centro de lavagem automóvel, obra financiada pela autarquia e que tem contribuído para a sustentabilidade financeira do Mapadi. Outro exemplo desta profícua parceria é a inserção profissional de utentes do Mapadi no quadro de recursos humanos da Câmara Municipal, pessoas que, segundo Aires Pereira, “desempenham a sua função com brio e muito profissionalismo e em relação às quais estamos gratos pela oportunidade de diariamente nos tornarmos mais sensibilizados para as necessidades da integração social”.

A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, destacou o bom exemplo que o Mapadi representa em matéria de inclusão, manifestando o desejo de que a instituição poveira seja uma das contempladas pelo PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.

O Presidente da Direção do Mapadi, António Ramalho, reconheceu que “ao longo destes 45 anos, todos os dirigentes, sem exceção, empenharam-se em promover o desenvolvimento do Mapadi, tornando-o numa instituição de referência nacional e internacional no apoio à formação e inclusão do cidadão diminuído intelectualmente”.

Antes da inauguração, houve ainda oportunidade de dar a conhecer à Secretária de Estado as doze residências no Mapadi em Terroso, um modelo que constitui um exemplo na promoção de melhores condições de vida e de autonomia, de cidadãos individuais e casais, reconhecido a nível nacional e internacional.