José António Pinto Ribeiro afirmou que “é sempre com um grande prazer que visito património requalificado. São espaços como este que preservam a identidade portuguesa.” Na opinião de Pinto Ribeiro “é essencial que a população utilize este edifício e que este se torne um ponto de encontro da vida social e cultural da Póvoa de Varzim.” Tendo esta requalificação sido apoiada pelo Programa Operacional da Cultura (POC) em 54%, o Ministro da Cultura sublinhou que “é um óptimo exemplo da cooperação entre autarquias e administração central.”

José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, “para que se lembre sempre desta passagem pela Póvoa de Varzim”, ofereceu a Pinto Ribeiro uma réplica da Lancha Poveira do Alto, embarcação típica utilizada na pesca em mar alto até ao século XIX.

reabertura museu

José Macedo Vieira e José António Pinto Ribeiro

Momentos antes do descerrar da placa que simboliza esta reabertura, Deolinda Carneiro, directora do Museu Municipal, guiou o Ministro da Cultura e o Presidente da Câmara Municipal pelas novas e remodeladas salas do edifício. Espaços amplos e iluminados onde cada peça da história, cultura e etnografia poveiras sobressaem ainda mais. Postos de trabalho e de arrumação com mais qualidade onde o acervo pode ser conservado nas melhores condições. O auditório, onde aconteceu a sessão oficial de abertura do Correntes d’Escritas, é também um local onde inúmeras actividades podem realizar-se, desde conferências, cursos e palestras.

Sem dúvida uma aposta ganha para a cidade que conta agora com um espaço com qualidade para traduzir a sua identidade.