Foi o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, quem o anunciou, ontem à noite, no habitual jantar em que se reúne com a Direção e o Comandante dos Bombeiros e Presidentes das Juntas de Freguesia.

O edil transmitiu que era “uma boa prenda de Natal para o nosso corpo ativo, para os nossos Bombeiros, e também uma forma de motivar outros a virem, a juntarem-se e a perceberem que o Município está atento e sensível ao esforço que fazem. Trata-se de uma forma de reconhecimento por parte da Câmara”.

Aires Pereira agradeceu aos Presidentes de Junta pela “disponibilidade e contributo para o Natal do Bombeiro”: “estamos aqui a falar das pessoas, aqueles que a qualquer hora e quer faça frio ou chuva, saem de casa para ajudar os outros. Como se trata de uma situação muito direta, ligada ao corpo ativo, acho que é muito importante a vossa colaboração. Primeiro, sentem conforto porque sentem que os Presidentes de Junta estão com eles, e depois, a resposta que a população dá à sua contribuição voluntária”.

Neste sentido, o edil lembrou que “os Bombeiros da Póvoa de Varzim são voluntários, ou seja, são pessoas que têm outras ocupações e gostam de ajudar os outros”.

O Presidente admitiu que “2016 foi um ano muito atípico, com uma demissão anunciada em plena época de incêndio que causou uma instabilidade enorme dentro do corpo ativo, com todas as dificuldades que isto poderia trazer. Mas, felizmente, fomos estando em contacto e resolvendo estas questões. Tudo correu bem porque não aconteceu nenhuma anormalidade para além da anormalidade da circunstância”.

Aires Pereira reconheceu que “o Pedro Nascimento (Adjunto de Comando), o Francisco Nova (Comandante Interino) e, agora, o Jorge Gomes (recém oficial bombeiro), foram pessoas de muita coragem, ainda por cima com o sentido de responsabilidade que é necessário ter para desempenhar esta função”. Deixou-lhes uma palavra pela coragem e profissionalismo demonstrado.

A este propósito, advertiu os Presidentes de Junta de que “esta não é uma responsabilidade dos Bombeiros. Esta é uma responsabilidade nossa, em primeiro lugar. É do Presidente da Câmara, é das Juntas de Freguesia. Esta é uma competência nossa. Em primeira instância, a responsabilidade da Proteção Civil é dos responsáveis políticos”.

Ao Presidente da Direção, Rui Coelho, o autarca reconheceu-lhe o sentido de gestão: “vai gerindo bem as prioridades em função das disponibilidades que tem. Tem sido uma pessoa de profundo sentido de responsabilidade à frente dos Bombeiros”. Transmitiu-lhe ainda que “podes contar sempre com o Presidente da Câmara em qualquer circunstância para aquilo que for preciso”.

Rui Coelho revelou que “os Bombeiros da Póvoa vivem uma fase muito positiva e bastante favorável, fruto do nosso trabalho e vontade de melhorar mas também das ajudas que vão surgindo”.

O Presidente dos Bombeiros afirmou que “temos conseguido aumentar o número de funcionários que trabalham para nós e temos mantido, a nível de equipamentos, aquilo que o corpo ativo do comando tem solicitado”, ou seja, “estamos no bom caminho”, constatou.

Manifestou ainda o seu “eterno reconhecimento ao Nova e ao Pedro por terem assumido o Comando demonstrando uma grande coragem e amor à causa que um dia resolveram abraçar. Foram homens valerosos e verdadeiros bombeiros demonstrando o espírito como encarnam a sua missão”.

Ao Presidente da Câmara transmitiu que tem sido uma “peça fundamental” e “está sempre ao nosso lado”, agradecendo-lhe o “incentivo”.

Francisco Nova, Comandante Interino, começou por agradecer a comparência de todos neste convívio de agradecimento pela vossa colaboração na recolha de donativos nas freguesias, anunciando que os donativos serão distribuídos por todos os bombeiros do corpo ativo esta quarta-feira.

Expressou ainda a sua disponibilidade à Direção: “estarei sempre, como estou há 30 anos, disponível para a servir os Bombeiros da Póvoa e a população”.