Neste Natal a Direção Geral do Consumidor apela a um consumo mais responsável e solidário, sem esquecer a proteção da saúde e da segurança física.

Se optar por fazer as compras em loja evite ajuntamentos e não se esqueça de pedir informação sobre o prazo concedido pelo estabelecimento comercial para efetuar trocas.

Se preferir comprar online certifique-se de que o site é seguro e se destina exclusivamente a consumidores e não a profissionais. Sabia que, regra geral, nas compras online tem direito ao arrependimento no prazo de 14 dias a contar da data de entrega do bem.

E como o Natal é um momento mágico para as crianças, tenha particular atenção na escolha dos brinquedos a oferecer. Escolha brinquedos com a marca “CE” e adequados à idade e desenvoltura da criança.

Sabia que através do Livro de Reclamações Eletrónico  poderá fazer um elogio ao estabelecimento comercial escolhido por si para fazer as compras de Natal. Caso seja necessário poderá apresentar uma reclamação de forma a fazer valer os seus direitos enquanto consumidor.

Em caso de conflito poderá recorrer à Rede CIAC – Centros de Informação Autárquicos ao Consumidor e Rede RAL – Centros de Arbitragem/Tribunal Arbitral.

Tenha um Natal em segurança, seja um consumidor responsável, evite desperdício e seja solidário.