O autarca visitou o Canil e a Cerca – Abrigo de Animais Abandonados para se inteirar do desenvolvimento das obras de melhoria que ambos os locais estão a padecer.

No Canil Municipal, além do aumento do número de boxes que estava previsto, o Presidente da Câmara Municipal afirmou serem necessários mais locais de alojamento para os cães.

Desde que a eutanásia naquele local foi proibida que o município tem dado outros passos na luta a favor dos animais. O protocolo com a Cerca foi um desses passos. Uma vez atingido o número máximo de animais no Canil, a associação localizada em Rates passa a acolhê-los. Muito embora esta seja uma excelente notícia para a Cerca e para os seus voluntários, também significa mais despesa, mais preocupações e mais animais ao seu cuidado. Por isso, ficou decidido que a Câmara Municipal iria auxiliar a associação nomeadamente com o aumento do Canil para não a sobrecarregar em demasia e – mais importante – com a construção de uma clínica. Esta funcionaria para esterilizar os animais que a Cerca recolhe e não só. As famílias que têm a seu cargo cães e gatos e não têm condições financeiras para efetuar as devidas operações cirúrgicas podem recorrer à associação. O objetivo é impedir novas ninhadas e mais cães errantes.

A Cerca tem ainda um longo caminho pela frente mas, para já, a associação e o Presidente da Câmara têm novo encontro marcado para dia 4 de outubro, Dia do Animal, para a inauguração da nova clínica.

Mas, poderá haver mais novidades em breve. Aires Pereira ouviu as necessidades da associação pela voz de Raquel Nobre, Presidente da Direção, e sugeriu várias ideias para menorizar a carga dos voluntários.