Juntas de Freguesia, associações culturais e recreativas locais, academias desportivas e agentes sociais estão envolvidos neste projecto, contribuindo para que os visitantes passem um dia inesquecível e, desta forma, angariando fundos para uma das mais importantes associações do concelho, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim. Contribuindo para esse espírito voluntário estará também O Corpo Nacional de Escutas – Núcleo Cego do Maio, com mais de 50 escuteiros, de diferentes faixas etárias, para cooperar consigo e com a sua família nas diferentes zonas em que estará dividido o Parque da Cidade.

“Um dia no Parque” pretende projectar este mesmo espírito comunitário dos poveiros, tornando-se numa jornada de solidariedade. Tendo sido 2011 designado Ano Europeu do Voluntariado, a distinção aos Bombeiros coincide com a homenagem que a organização deseja fazer a todos aqueles que se dedicam voluntariamente aos outros e à sua comunidade.

Depois de termos levantado o véu acerca das áreas “Brincadeiras”, “Concelho em Forma!” e Sabores no Parque”, explicamos hoje a zona 4, dedicada aos Bombeiros. Será uma área para efectuar vários rastreios (tensão arterial, glicemia e índice massa corporal – IMC), dar alguns conselhos úteis para uma vida mais saudável, demonstrar algumas técnicas de combate a incêndios, apresentar o equipamento de protecção individual e informar sobre as suas actividades, serviços e sobre as vantagens de se tornar sócio da associação.

pulseira_1 Dia no Parque

Informamos, também, que a “pulseira” de entrada (imagem à esquerda), que terá o custo de €5 (valor que reverterá integralmente a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim) já está disponível. Para adquiri-la contacte a organização através do número de telefone 252 291 060 ou envie os seus dados pessoais (nome, data de nascimento e nº de Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão) para o correio electrónico pelourodesporto@cm-pvarzim.pt. Também podem contactar as Juntas de Freguesia e as Associações para esse efeito. O valor acima referido dar-lhe-á acesso ao lanche, à Caminhada e ao passeio de Cicloturismo. Recordamos que as inscrições para estas duas últimas actividades, trajectos de oito e quinze quilómetros, respectivamente, estão abertas. Para garantir a sua participação contacte a organização (contactos acima mencionados).

E, se ainda não está convencido em passar o dia 1 de Maio no Parque da Cidade, recordamos:

O Parque da Cidade terá animação ininterrupta das 10h00 às 18h00 e estará dividido em áreas distintas: “É bom viver aqui!”, onde irão actuar associações culturais e academias de dança; “Aventuras”, dirigida a todos os que preferem os desportos e actividades radicais; “Brincadeiras”, o espaço pensado especialmente para as famílias e suas crianças; “Concelho em Forma!”, área destinada a actividades desportivas e jogos tradicionais, e, finalmente, “Sabores no Parque”, área de piquenique.

Visite o Portal Municipal, aqui, e encontre mais informações sobre o evento que está a comprovar que a Póvoa de Varzim é solidária.