Mas, de qualquer forma, qualquer texto não fará jus às emoções, aos sorrisos, às gargalhadas e aos bons momentos vividos. Mesmo assim, tentaremos.

Começamos por destacar a solidariedade e o espírito de entreajuda, sem dúvida, o motor do evento. Município, Juntas de Freguesia, associações, academias e empresas locais uniram esforços para concretizar um desejo comum, proporcionar aos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim mais e melhores condições de trabalho. Afinal, foi para homenagear estes verdadeiros heróis e angariar fundos para a aquisição de equipamento – necessário para garantir a segurança dos munícipes e dos próprios Bombeiros – que a organização trabalhou afincadamente. Cada visitante estava convidado a contribuir com €5, valor que incluía lanche e t-shirt alusiva ao evento. Calcula-se que, ao longo de todo o dia, perto de cinco mil pessoas tenham visitado o Parque da Cidade, muitas pela primeira vez. Afinal, este era também um dos grandes objectivos da organização, mostrar toda a beleza que o Parque da Cidade oferece, convidando os visitantes a usufruírem deste espaço durante o resto do ano.

Fruto da mobilidade de toda a comunidade poveira, dos seus empresários e da Câmara Municipal, que ao longo de vários meses batalharam pela sua aquisição, a tão aguardada auto-escada foi a estrela da festa. Finalmente, a viatura chegou à cidade e às mãos dos Bombeiros. Na sexta-feira, todos puderam ver e experimentar a auto-escada, subindo vários metros na viatura recém-chegada à Póvoa de Varzim. Mas, não só veículos modernos estiveram em exposição. Algumas relíquias da corporação estacionaram no Parque da Cidade e muitos aproveitaram para sentar e tirar fotografias nestes carros antigos dos Bombeiros.

No entanto, o entretenimento favorito dos mais novos foi, sem dúvida, os insufláveis distribuídos ao longo de todo o espaço. Cansaço era algo que não se via no rosto das crianças, apenas alegria. Quem passava junto a um dos exemplares disponíveis constatava o ambiente de festa e o contentamento de miúdos, que não paravam de pedir aos pais só mais um bocadinho…, e de graúdos, satisfeitos por ver os seus rebentos felizes e descontraídos. Para os mais novos, as actividades não ficavam por aqui. De facto, o Parque da Cidade foi transformado num grande jardim de diversões com ateliês de pintura e desenho, oficinas ambientais e jogos desportivos. As aves que vivem no lago também foram alvo de observação atenta por parte dos mais pequenos, sempre com cuidado e respeito por todos os animais, claro.

Se as crianças se divertiram, não podemos dizer o contrário dos adultos que participaram neste evento. O grande foco de atenção foi a zona “É bom viver aqui!”, que contou com actuações ao longo de todo o dia. Dança, música, folclore e demonstrações desportivas subiram ao palco para deliciar os convivas que demonstravam o seu agrado com muitas salvas de palmas e acompanhando os intérpretes cantando e dançando. Outra das actividades preferidas dos adultos foi o passeio de caiaque no lago. Dezenas de pessoas usufruíram destes equipamentos, sempre com a supervisão de nadadores-salvadores.

O êxito da iniciativa – comprovado pelo número de visitantes e pela cooperação entre autarquia, Juntas de Freguesia, associações, academias e empresas locais – trouxe a vontade de repetir “Um dia no Parque!” em 2012. Voltarão a um dos cenários mais belos do concelho as gargalhadas, as danças, as canções, o convívio entre as famílias.

Veja ou reveja alguns dos momentos de “Um dia no Parque!”, aqui, no sítio do costume.

“Um dia no Parque!” passou, os insufláveis, o palco e todas as diversões já lá não estão. Mas o Parque, esse, continua disponível para si. Usufrua deste espaço que é seu. Passeie, caminhe, pedale, faça piqueniques, descanse, corra, seja feliz no Parque da Cidade.