Após a sua implementação em Peniche, Faro, Aveiro e Figueira da Foz, “A pesca por um mar sem lixo” chegou à Póvoa de Varzim no sábado passado. A apresentação do projeto coube à Vereadora do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal, Sílvia Gomes da Costa.

Através da colaboração dos pescadores é pretendido minorar aquela que é uma das principais ameaças à preservação dos recursos e ecossistemas marinhos – o lixo.

Ao promover a recolha seletiva dos resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca e disponibilizando as infraestruturas adequadas para a sua receção em terra, este projeto vem unir pescadores e portos na melhoria das condições ambientais da zona costeira portuguesa e na preservação dos ecossistemas marinhos.

Todos os anos, milhões de toneladas de lixo chegam aos nossos oceanos. Uma garrafa de plástico, por exemplo, leva 450 anos a decompor-se, as redes e cordas de pesca demoram 600 anos, uma lata de alumínio entre 80 e 200 anos e uma beata de cigarro de um a cinco anos.