O Vereador do Pelouro do Ambiente, presente na sessão, alertou para a importância da participação da comunidade educativa nos projectos em prol do ambiente promovidos pelo município, referindo a título de exemplo, duas acções com êxito já desenvolvidas anteriormente, que se irão repetir no próximo ano escolar. Os Postais de Natal e Eco-rotundas de Natal são dois dos concursos que o Pelouro do Ambiente organiza e as escolas do concelho aderem, contribuindo para o embelezamento da cidade através da reutilização e reciclagem de materiais, numa atitude ecológica. A “Operação Tampinhas” é outra acção a repetir. Com esta campanha, a autarquia pretende angariar o maior número de tampas possível para a aquisição de aparelhos e equipamentos médicos ou ortopédicos para as instituições mais carenciadas do concelho. Este objectivo foi alcançado até Junho do presente ano, altura em que foram entregues cerca de 1000 kg de tampas à Associação de Esclerose Múltipla, para a aquisição de uma cadeira de rodas.

educacao ambiental

Elisabete Campos (Divisão de Ambiente) e Manuel Angélico (Pelouro do Ambiente)

A LIPOR, em colaboração com a autarquia, anunciou também o seu Cronograma de Actividades destinado não só à comunidade escolar mas também à população em geral.
Ambas as instituições partilham objectivos comuns de sensibilização e promoção de atitudes e comportamentos ambientalmente correctos e procuram desenvolver nas escolas do concelho da Póvoa de Varzim variadíssimas acções. Entre as actividades previstas, encontram-se sessões temáticas, atelier’s, oficinas, acções de formação, exposições e outras de carácter mais lúdico como jogos e concursos. A LIPOR apresentou o Projecto “Prevenção na Produção de Resíduos” que será implementado na freguesia de Rates e tem como objectivo a redução da produção de resíduos em 100 quilos, através de acções de sensibilização, promoção de boas práticas ambientais e de um outro projecto “Refeições sem Resíduos”.
Em parceria com o FAPAS (Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens), a Câmara Municipal desenvolve, no ano lectivo 2006/2007, uma campanha para as escolas designada “A Escola protege a fauna e a flora dunares” de modo a envolver os jovens em questões ambientais num apelo à conservação do litoral.

Planos de Actividades de Educação Ambiental 2006/2007