A prova, de corta-mato, tem início às 9h30, no novo parque da freguesia de Laundos (antiga lixeira municipal) e será disputada por três centenas de atletas divididos por seis escalões e onze equipas. Esta será a terceira das doze jornadas que completam a actividade, sendo que quatro são de corta-mato, quatro de estrada e quatro de pista. O percurso desta prova já está disponível.

No passado Domingo, 10 de Dezembro, o mau tempo deu tréguas para que a primeira prova de corta-mato se realizasse em Rates. A serra de Rates como cenário e a bela manhã de sol inspiraram os atletas Jéssica Eusébio (Escalão A feminino), Daniel Bernardino (Escalão A masculino), António Garcia (Escalão B masculino), Olívia Correia (Escalão C feminino), Bruno Filipe Costa (Escalão C masculino), Marta Monteiro (Escalão E feminino) e Rui Araújo (Escalão D masculino), vencedores da competição, à semelhança do que aconteceu em Amorim na prova de estrada. As únicas surpresas foram Juliana Ferreira (Escalão B feminino) e Mário Fonseca (Escalão F masculino). Na classificação geral, os clubes de Terroso, Amorim e Navais ocupam os três primeiros lugares, respectivamente. A listagem das classificações está disponível aqui.