“Um momento diferente na vida da cidade para o qual há sempre, da parte da autarquia, uma atenção especial”, comentou Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Cultura. “Há pessoas que se envergonham por demonstrar carinho, por darem as mãos, um abraço. Mesmo no seio das suas famílias não gostam de mostrar afectos enquanto a violência e a agressividade estão à nossa volta todos os dias e achamos normal que isso aconteça”, sublinhou o autarca para quem a solução é “criar hábitos de paz, de reflexão, de pensar nos outros”. Para o vereador, “há pessoas que gostam de mostrar a caridade que fazem. Mas, afinal, quanto vale a minha caridade? Se eu ganhar mais, então posso dar mais. Aqui, não se trata disso. Não há nada para dar a não ser um tempo vivido de forma diferente”. O Encontro pela Paz é isso mesmo. Durante cerca de um mês, a cidade está de braços abertos para todas as iniciativas do programa, que arranca no próximo dia 10 de Dezembro e termina em Janeiro, no dia 15. A organização está, desde a primeira hora, a cargo de Mário Ferraz, artista plástico poveiro que há doze anos procura tocar o coração dos munícipes, lembrando que a paz é um direito de todos. Luís Diamantino elogiou o trabalho desenvolvido recordando que “é de forma voluntária que Mário Ferraz organiza o Encontro. Não recebe nada em troca a não ser a satisfação do dever cumprido”.

O organizador referiu a colaboração dos 76 voluntários que participam no Encontro: “Sem eles e sem o seu entusiasmo não seria possível concretizar esta iniciativa”. Para Mário Ferraz, “o essencial é plantar a tradição e a cultura pela paz nas crianças. São elas o futuro. Por isso, o nosso programa é tão direccionado para elas”. A exposição “Trago comigo um sentimento de Paz”, no Diana Bar, inaugura o certame no dia 10 de Dezembro e continuará até 15 de Janeiro. Esta mostra será constituída por trabalhos de alunos de escolas do concelho.

No dia 18, uma tocha percorrerá todas as freguesias do concelho com a ajuda de atletas do Plano de Promoção do Atletismo, organizado anualmente pelo Pelouro do Desporto. A “Chama da Paz” viajará pelas doze freguesias terminando o trajecto no Pavilhão Municipal.

No dia 19, às 15h00, participe no cordão humano, que se pretende que ocupe a extensão do Pavilhão Municipal à Praça do Almada. Uma vez no centro da cidade deposite uma flor branca na Taça da Paz. As flores aqui recolhidas serão lançadas ao mar já no novo ano, no dia 1 de Janeiro, às 16h00, no Porto de Pesca.

De 19 de Dezembro a 16 de Janeiro, a organização convida-o a deixar uma mensagem na “Árvore da Paz”, instalada no Diana Bar.

No dia 15 de Janeiro o certame chegará ao fim, no Diana Bar, às 21h30, com a entrega de diplomas e certificados a todos os que contribuíram para o evento deste ano e o visionamento de um filme dos melhores momentos da 12ª edição.

No Portal Municipal poderá consultar o programa completo do Encontro pela Paz, bem como acompanhar o evento através de notícias e imagens.