O programa comemorativo conta com várias conferências e um workshop ao longo do dia, culminando com um jantar. Para além disso, haverá uma sessão filatélica e exposição temática.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho irá acolher o Congresso que ao longo do dia contará com intervenções dos diferentes palestrantes convidados. A cerimónia oficial de abertura terá lugar às 10h30, seguindo-se, às 11h00, a conferência de abertura “O que significa ter um Foral? A construção de uma comunidade concelhia”, por Paula Pinto Costa. Às 11h30, a conferência de José Augusto Sottomayor-Pizarro sobre “Varzim e a sua inserção no Julgado de Faria (século XIII) e, às 12h00, “O foral manuelino. Representações de dinâmicas marítimas”, por Amélia Polónia. Às 14h30, “O Foral Novo da Póvoa”, por José Marques; às 15h00, “Como se fazia um Foral: perspetiva codicológica e diplomática do Foral Novo da Póvoa”, por Maria Cristina Cunha. Às 16h00, a conferência “Expressões de arte manuelina: o caso da Póvoa”, por Lúcia Rosas.

No Arquivo, haverá uma sessão simultânea, às 15h00: um workshop para estudantes do 12º ano de escolaridade intitulado “Um foral no seu contexto: o impacto na comunidade local da chegada do Foral da Póvoa”, por Maria João Oliveira e Silva.

Às 17h00, o Arquivo irá receber uma Sessão Filatélica de aposição do carimbo comemorativo, selo personalizado e postal ilustrado dos 500 anos do foral manuelino.

A partir das 18h00, o Museu Municipal estará preparado para receber os participantes no “Jantar com D. Manuel I”, que deverão vestir os trajes à época.

Durante todo o dia e até ao final da Ceia no Museu, o Arquivo Municipal estará de portas abertas e terá patente uma exposição temática dos 500 Anos do Foral Manuelino.