Catarina Homem Marques e Pedro Vieira, apresentadores do programa de televisão “Ah, a Literatura!”, do Canal Q, fizeram as honras da casa e conduziram a cerimónia.

Nuno Seabra Lopes e Paulo Ferreira, da organização dos Prémios de Edição, anunciam: “este é já um evento reconhecido e referenciado. No centro de tudo, o livro. Em seu redor, os profissionais que o projectam e trabalham, unidos na construção do mais venerado dos objectos”. E, agora, os premiados:

A Quetzal Editores venceu o Prémio Especial Editora do Ano, por se manter ousada e de prestígio, capaz de produzir fenómenos de vendas com livros exigentes e contando, no seu catálogo, com nomes consagrados, lado a lado com jovens autores. O Prémio Especial Editor foi entregue a Carlos da Veiga Ferreira, já que, enquanto responsável pela criação de um dos mais importantes catálogos nacionais (Teorema), publicou alguns dos nomes mais aclamados do século XX.

A noite aplaudiu também as “jovens” editoras. A AHAB Edições, fundada em 2009, no Porto, foi premiada como Editora Revelação, tendo-se destacado pela selecção criteriosa de títulos, associada à extraordinária qualidade editorial e gráfica. Os restantes prémios foram entregues a: Isabel Castanheira, que transformou a Livraria 107 num espaço obrigatório no circuito livreiro português, nas Caldas da Rainha (Prémio Especial Livreiro); Vera Tavares, responsável pela imagem das Edições tinta-da-china desde a sua fundação, destacando-se pela qualidade e constância do seu trabalho (Prémio Especial Artes Gráficas); Paulo Faria, reconhecido tradutor de Cormac McCarthy e George Orwell (Prémio Especial Tradutor); José Mário Silva, jornalista desde 1993, este prémio homenageia o seu trabalho enquanto editor da secção de livros do suplemento “Actual”, do Expresso (Prémio Especial Jornalista ou Crítico Literário); plataforma de E-Books, Mediabooks, afirmando-se pela forma ousada como investiu e assumiu o meio digital como um canal dedicado, implementando um sistema de edição para livros de autores portugueses (Prémio Especial Inovação); Ciberescritas, de Isabel Coutinho, blogue lançado em 1996 associado à coluna semanal do jornal Público (Prémio Especial Blogosfera); Quetzal Editores, com a campanha do mais recente livro de José Luís Peixoto, Livro, conseguiu o Prémio Especial Promoção de Autor Português; Centésima Página, livraria situada num edifício barroco do século XVII, conseguiu transformar-se numa referência em Braga e no país. Finalmente, Uma Viagem à Índia, de Gonçalo M. Tavares, arrecadou o Prémio Especial de Imprensa Livro Melhor do Ano.

Hoje é o último dia desta 12ª edição do Correntes d’Escritas. Há duas Mesas para acompanhar e a sessão de encerramento para assistir e despedir-se dos seus escritores preferidos.

Acompanhe todo o evento no portal municipal.