Quatro romances, um livro de poesia e uma enciclopédia de estórias concentraram as atenções de dezenas de participantes do encontro de escritores de expressão ibérica.

Domingo no Corpo, de Aurelino Costa (Deriva), Enciclopédia da Estória Universal – Arquivos de Dresner, de Afonso Cruz (Alfaguara), Marginal, de Cristina Carvalho (Planeta), O Ano Sabático, de João Tordo (D. Quixote), O Dia de Amanhã, de Ignacio Martinez de Pisón (Teodolito), Travessia por Imagem, de Manuel Rui (Teodolito) foram apresentados nesta sessão que, como já é habitual no evento, decorreu num ambiente descontraído entre escritores, editores e leitores.

Os autores, com exceção de Manuel Rui, acompanhados dos editores, falaram de si, dos livros e destacaram alguns textos ou poemas das suas obras.

Aurelino Costa já não publicava desde 2005 e voltou com “muita honra” ao painel de escritores. Afonso Cruz mostrou o júbilo que sentiu ao escrever ao ler em voz alta uma das estórias. Cristina Carvalho participa pela primeira vez no encontro e mostrou-se bastante satisfeita e agradecida por estar presente neste evento. João Tordo desvendou que o seu romance tem como ponto de partida as circunstâncias do seu nascimento e o facto de o seu irmão gémeo idêntico ter morrido poucas horas após o parto. O espanhol Ignacio Martinez Pisón dedicou o romance à cidade em que vive – Barcelona – e agradeceu o quinto convite para participar no Correntes.

Foi assim, durante cerca de uma hora, soltaram-se as palavras aguçando-se o quanto baste o apetite para a leitura destas novas obras.