Com a colaboração de estudantes do ensino secundário e universitário, o Museu Municipal promove a realização destes trabalhos, que são essenciais para a preservação deste sítio arqueológico e para a ampliação da área já a descoberto. A possibilidade de participarem no trabalho de campo e de aprenderem mais, na prática, sobre o povoamento castrejo, atrai sempre os jovens a darem o seu contributo para um melhor conhecimento e manutenção deste importante património histórico do concelho.

Para já estão inscritos cerca de 30 jovens para participar nestes trabalhos. No entanto, o Museu Municipal pode aceitar mais voluntários, com idade superior a 15 anos.

A Cividade de Terroso faz parte da Rede de Castros do Noroeste Peninsular, que visa promover a divulgação e salvaguarda de um conjunto de sítios arqueológicos, conhecidos como Castros, Cividades ou Citânias, e que constituem expressões materiais particularmente relevantes do conjunto de povos que ocupou esta região da Península Ibérica, em particular no período anterior à chegada dos romanos. Este é mais um motivo para se proceder a esta manutenção do sítio arqueológico.