O programa comemorativo teve início às 10h00 com o hastear da bandeira alvinegra pelo sócio mais antigo, Guilherme Nova. De seguida, na Sala de Troféus Dr. Armindo Graça, os Presidentes dos Órgãos Sociais do Clube e o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim reuniram-se com os associados, para os habituais discursos.

Rodrigo Moça, Vice-Presidente da Assembleia Geral, em substituição de Moura Gonçalves, Presidente do órgão, destacou o papel dos sócios para manter vivo o clube, assumindo-se como o representante da massa associativa junto da direção. Transmitiu ainda que a atual direção veio trazer “prosperidade, um novo alento e esperança ao clube”, inteiramente disponível para “servir o clube” num caminho de sucesso.

Macedo Vieira foi convidado pela direção para falar um pouco a história do Varzim Sport Club recordando os momentos de glória e outros menos bons (três crises profundas) que marcaram estes 104 anos de vida. Atualmente, considera que “vivemos um clima de acalmia, de união e de entusiasmo. Tanto a direção como a equipa são boas. Temos todas as condições para manter esta esperança de subida de divisão, tentando voltar aos patamares que o clube merece”.

Edgar Pinho, Presidente do Varzim Sport Club, referiu que “este clube nasceu do mesmo modo que esta direção pretende fazê-lo, através da união. O Varzim será muito mais forte se os seus sócios estiverem unidos”.

Manifestou também a sua preocupação com a preservação da história do clube e do seu património: “entristece-me ver o estado de degradação a que estão sujeitos os troféus e que se nada for feito poderá acabar num monte irreconhecível”, anunciando que conta com o sócio Mário Rodrigues para a inventariação, limpeza e acondicionamento dos mesmos.

Quanto a prioridades, apontou as “infraestruturais, obras do estádio e da academia, manter uma equipa competitiva e saber preservar a história porque ela alimentar-nos-á, seguramente, um futuro brilhante para o clube”.

Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, lembrou que o Varzim Sport Club “já viveu um momento muito parecido com este em 1996/97, com a construção da bancada norte, o clube estava a renascer e havia que apostar nas infraestruturas e criar condições para que o Varzim pudesse competir ao mais alto nível. Desde então, temos tentado sobreviver. Agora, renova-se a nossa esperança”.

O edil considera que este é um “momento de viragem, até porque na envolvente do estádio começa a ser impossível ter o estádio nestas condições de notória degradação”. Neste sentido, transmitiu que “temos todas as condições para ao logo do ano de 2020 ultimar projetos para em 2021 iniciar trabalhos”, advertindo que “é necessário tomar decisões sustentadas, ou seja, que o clube tenha condições para manter o investimento que fizer”.

Terminou constatando que ao fim de 104 anos, o clube mantém o seu “prestígio intocável. O Varzim é, sem sombra de dúvida, a maior bandeira que a cidade da Póvoa de Varzim tem enquanto projeção e referência no país. Nesse sentido, a cidade também se revê naquilo que é o sucesso do clube”.

Depois de cantados os parabéns, realizou-se a romagem aos Cemitérios n.º 1 e n.º 2 da Póvoa para a homenagem aos sócios-fundadores.