Os valores registados nesta amostragem mais recente situam-se abaixo dos limites de quantificação laboratorial enquadrando as nossas praias novamente nos critérios da bandeira azul.

Isto quer dizer que volta a estar autorizada, sem qualquer restrição, a ida a banhos em todas as praias do concelho a partir deste momento. 

Apesar de terem já sido repostos em pleno os padrões de excelência pelos quais as praias da Póvoa de Varzim sempre foram reconhecidas e galardoadas ao longo dos últimos anos, o Município da Póvoa de Varzim não deixará de continuar a estudar a origem do foco de contaminação que afetou as praias da costa litoral norte. E fá-lo-á convicto de que essa é a única forma de esclarecer todos os poveiros da causa deste fenómeno atípico e de prevenir futuros casos no nosso concelho. 

Numa altura em que a alteração das condições climáticas é infelizmente uma realidade e que fenómenos como este são cada vez mais frequentes, impõe-se o cabal esclarecimento das razões que estiveram na origem da contaminação a que assistimos. Por isso, a autarquia tudo fará junto das autoridades competentes de modo a que estas tenham um plano de prevenção para que esta situação não volte a repetir-se.