Na Póvoa de Varzim tem-se desenvolvido um importante esforço para fazer face às novas e velhas formas de pobreza e de exclusão social, refletido na implementação de medidas de política social e de programas nacionais em diversas áreas como o emprego, a ação social, a educação, a saúde, a economia, a habitação e outras.

Sendo hoje consensual que os fenómenos da pobreza e exclusão social são consequência de vários fatores e que, por isso, tocam todos os setores da sociedade, como o económico, o social, o cultural, o ambiental, torna-se necessário para os combater eficazmente compatibilizar e articular todas as políticas setoriais ao nível local, regional e nacional.

Apesar da qualidade e diversidade das medidas e programas existentes, a resolução dos problemas também deverá passar pela racionalização das respostas existentes localmente e pela articulação das diferentes formas de intervenção social em cada território. É neste plano que se situa a intervenção da autarquia ao nível do Programa “Rede Social” e do Projecto “Dinamização dos Gabinetes de Ação Social”.