O Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres é celebrado no dia 25 de novembro, desde 1981. Essa data foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal, conhecidas como “Las Mariposas”, ativistas políticas da República Dominicana, que foram brutalmente assassinadas em 1960 por ordem do ditador Rafael Trujillo.
As três ativistas políticas reivindicavam soluções para os problemas sociais do seu país e, a 25 de novembro de 1960 foram presas, torturadas e assassinadas depois de uma visita aos seus maridos que estavam presos em Puerto Plata sendo assassinadas a mando de Trujillo.
Anos mais tarde, a 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou oficialmente o 25 de novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem à luta de “Las Mariposas”.
O objetivo dessa data é consciencializar a população sobre a violência de género e promover a igualdade e o respeito entre homens e mulheres. O combate à violência contra as mulheres é uma luta constante, pois milhões de mulheres em todo o mundo ainda sofrem agressões físicas, psicológicas, sexuais e verbais todos os dias.
A violência contra as mulheres pode ocorrer em diversos espaços, como nas ruas, dentro de casa, no trabalho, nos transportes públicos, entre outros. Ela pode manifestar-se de várias maneiras, como assédio sexual, violação, violência doméstica, feminicídio, entre outros tipos de agressões.
É importante salientar que esta data não tem só objetivo de lembrar das vítimas, mas também para promover a consciencialização, a denúncia e a prevenção da violência contra as mulheres. É necessário que a sociedade esteja comprometida com esta luta, denunciando os agressores, apoiando e acolhendo as vítimas e trabalhando para desconstruir a cultura machista e patriarcal que sustenta a violência de género.
Diversas ações são realizadas por todo o mundo neste dia, como protestos, manifestações, palestras, debates, campanhas de sensibilização e distribuição de materiais informativos.
Em suma, o Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres é uma data importante para relembrar a luta pela igualdade de género e a urgência em acabar com a violência que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. É fundamental que essa luta seja diária, promovendo a consciencialização, a denúncia e a prevenção da violência contra as mulheres em todas as esferas da sociedade. Neste 25 de novembro, junte-se a esta causa!