Norte-americanos de regresso

Norte-americanos em destaque

O IV Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim vai realizar-se nos dias 6 e 7 de Fevereiro na Piscina Municipal, numa organização da Câmara Municipal e da Associação de Natação do Norte de Portugal, prevendo-se a participação de cerca de 400 nadadores, entre os quais estão confirmados, até ao momento, os norte-americanos Kevin Swander, Nick Cordes e Jim Barbiere, a selecção de Israel, os italianos da Lombardia, os irlandeses do Nuim Devils, os espanhóis do Real Canoe de Madrid e Santa Olaya.

Aos estrangeiros juntam-se as equipas portuguesas (38), entre as quais se destacam, por exemplo, o FC Porto/Dolce Vita, Clube Fluvial Vilacondense, Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão, Benfica, Sporting, Sport Algés e Dafundo, Leixões, Belenenses, Sporting de Braga, Clube Náutico Académico de Coimbra ou Vitória de Guimarães.

Ainda não são conhecidos os nomes dos nadadores portugueses que vão participar na competição, uma vez que as inscrições terminam no próximo dia 25.

O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, integrado desde a primeira edição no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN), tem sido marcado pela qualidade dos atletas participantes (portugueses e estrangeiros) e pelas marcas de grande nível obtidas.

No quadro de recordes do Meeting não consta nenhum atleta português. O norte-americano Kevin Swander (Indiana University), com 28.05 nos 50m bruços, e a israelita Amit Ivry – melhor nadadora da edição anterior –, com 27.07 nos 50m mariposa e 59.83 nos 100m mariposa, são os únicos recordistas do Meeting que marcam presença.

O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim é a primeira grande competição em piscina de 50 metros em que não é permitida a utilização de fatos poliuretano. Desde 1 de Janeiro, os atletas só podem competir com os fatos de tecido impermeável permitidos pela Federação Internacional de Natação (FINA): para os homens, as peças não podem cobrir o peito e só podem ter comprimento até o joelho; para as mulheres, os fatos, que também só podem chegar até o joelho, não podem cobrir os braços.

No complexo desportivo será instalada uma tela com projecção da prova e estarão disponíveis dois terminais informáticos para consulta de resultados e fotos.