Henrique Cayatte, designer, nasceu em Lisboa em 1957.
Membro da Associação Portuguesa de Designers, foi director gráfico de diversas editoras e trabalhou como freelancer na área editorial.
Foi Membro da Selecção Portuguesa à Bienal Internacional de Ilustração Infantil de Bratislava [B.I.B.1985], Membro e conferencista, desde 1993, dos Rencontres Internationales de Lurs [França], pertenceu à Comissão Organizadora do Congresso Internacional de Design Gráfico – ICOGRADA PORTUGAL’95, tendo pertencido ao respectivo Board International.
Participou em inúmeras exposições: na 1.ª Exposição de Ilustradores Portugueses [S.N.B.A. 1985]; foi o designer coordenador dos catálogos para a área de exposições da “Lisboa Capital Europeia da Cultura ’94”, editado pelo Who’s Who in Graphic Design [ed. 1994]; expôs em Bruxelas (Maio de 2002), Atelier Henrique Cayatte, 2002 – 22 anos de trabalho; venceu o prémio Dibner Award 2003 [EUA] com a exposição Engenho e Obra – Engenharia portuguesa no século XX e do prémio Nacional de Design 2003 [Troféu Sena da Silva – carreira]; foi comissário e autor do design global da exposição 1990|2004 Arquitectura e Design de Portugal, Trienal de Milão e responsável pelo projecto expositivo do Pavilhão de Portugal na exposição mundial de Aichi 2005, Japão.
Recebeu vários prémios e medalhas, entre eles, o 1.º Prémio de Ilustração da Secretaria de Estado da Cultura 1986 para o conjunto da obra de ilustração; o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de Ilustração 1988; o Prémio Nacional de Design, atribuído pelo Centro Português de Design (1999) e em 2005 vence 4 prémios para a revista Egoísta na categoria de Design.
Foi fundador e autor do design global, editor gráfico e ilustrador do jornal Público. Em 1990 fundou o Atelier Henrique Cayatte, onde desenvolve trabalho de design na área cultural, educativa e científica, ilustração e produção de trabalho editorial, bem como assessoria gráfica e de comunicação pluridisciplinar e multimédia.
Dirigiu, entre 1995 e 2001, o Seminário Avançado de Design de Comunicação do A.R.C.O.. De Setembro de 1995 a Julho de 1996 foi autor de uma crónica semanal de rádio sobre design, na T.S.F., editado pela revista Graphics [1996]. Foi consultor para os projectos especiais de design da EXPO ’98 e do respectivo plano de pormenor do recinto. Desenvolveu, em conjunto com o arquitecto italiano Pierluigi Cerri, o sistema de sinalética e comunicação da EXPO ’98, sendo responsável pelo design do Pavilhão de Portugal na EXPO ’98, e em 2000 pelo design global do Pavilhão de Portugal na exposição universal Hannover2000. Professor convidado na Universidade de Aveiro, foi também um dos coordenadores do curso de pós graduação em Design Urbano da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e do Centro Português de Design.
Responsável pelo design da revista Egoísta, preside desde Julho de 2004, o Centro Português de Design. É autor do design global da obra D. Quixote, editada pelo jornal Expresso, do novo design global dos jornais Diário de Notícias [até Fevereiro de 2007] e O Jogo e do design global do novo Passaporte Electrónico Português e do Cartão de Cidadão. Eleito membro da direcção europeia de Design [BEDA The Bureau of European Design Associations]. Comissário Museográfico da Exposição “Lisboa 1758 – O Plano da Baixa Hoje”.
Prepara actualmente, entre outros projectos, uma grande exposição sobre a Terra para a Faculdade de Ciências de Lisboa.